Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro
 A Boreal Companhia de Teatro estreia, em 7 de fevereiro, a peça O Caderno Rosa da Senhora H, baseada no livro O Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004). As apresentações acontecem no Teatro Novelas Curitibanas, com ingressos gratuitos. A última adaptação de alcance nacional desse texto foi feita pela diretora Bete Coelho e pela atriz Iara Jamra em 1999 e, coincidentemente, a estreia ocorreu em Curitiba.
“O Caderno Rosa de Lori Lamby” é o primeiro livro da chamada “Trilogia Obscena” iniciada por Hilda Hilst com a finalidade específica de oferecer ao público textos supostamente mais comerciais e divertidos, que, aproveitando-se da temática erótica, fossem garantia de vendagem da sua obra. “Hilda estava cansada de ser tolhida pelos editores da época, que insistiam em enquadrar seus textos. Escritora hoje considerada icônica, antes era chamada de ‘hermética e excêntrica’ e, logo, pouco lida. Então, decidiu revolucionar”, conta a diretora e produtora cultural Cris Betina Schlemmer.
O texto para essa montagem foi adaptado pela diretora Cris Betina Schlemmer, pela atriz Thyane Antunes e pelo dramaturgo Lucas Komechen. O monólogo traz à cena a personagem Lori Lamby, uma garotinha de oito anos que escreve histórias pornográficas em seu diário cor-de-rosa. Permeando a narrativa encontramos a própria autora que apresenta as motivações que a levaram a entrar  no universo obsceno. “Uma vez que o texto original traz uma série de dados autobiográficos, foi inevitável trazer a figura de Hilda como personagem da peça e transformar o O Caderno Rosa de Lori Lamby no O Caderno Rosa da Senhora H”, explica a atriz Thyane Antunes.
 Hilda Hilst é uma escritora premiada e a companhia procurou ressaltar a importância da obra, mantendo-se fiel ao texto: “Afinal, o livro é dedicado a memória da língua. Também queremos proporcionar ao espectador uma experiência individual, como se ele mesmo estivesse lendo o livro”, comenta a diretora.
 SERVIÇO:
Peça: O Caderno Rosa da Senhora H
Data: de 7 de fevereiro a 3 de março
Apresentações: de quinta a domingo, às 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada franca: os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
Foto: Tiago Batista

Comentários