Pular para o conteúdo principal

Noite de vinhos, gastronomia & poesia no Armazém 71

 Casa cheia para o jantar inspirador que aconteceu ontem, dia 26, no Armazém 71, regado a vinhos italianos deliciosos, gastronomia caprichada e embalado a poesias para mulheres. O evento contou com presença da escritora e artista Débora Corn, que declamou poesias durante o jantar, como "embriaga-te" de Charles Baudelaire, "O vinho no teu corpo" de Pablo Neruda, Fernando Pessoa, entre outras. Os vinhos da noite foram apresentados com leveza e sem frescura pela sommelière Jucimara Azevedo






O espumante escolhido para as boas vindas foi o Fantinel Gran Cuvèe Brut, de Friuli - Venezia Giulia, Itália, com uvas Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Noir. Espumante agradável, foi servido bem geladinho, como deve ser. É refrescante, suave, e tem bom perlage. Agradou! 
Entre 3 opções de entrada. optei pelo saboroso Caldo Tailandês feito à base de camarões, Lima Kaffir, galangal, capim limão e macarrão de arroz, harmonizado com o vinho branco Borgo SanLeo Pinot Grigio Delle Venezie IGT, da Vinícola Borgo SanLeo. 100% casta Pinot Grigio e 11% de graduação alcóolica. Vinho fácil de harmonizar, elegante, macio, levemente seco e refrescante.   
 No cardápio democrático do Armazém 71, a  minha escolha para o prato principal foi o File de Linguado ao molho de manteiga aromatizada com sálvia, finalizado com amêndoas, acompanhado de arroz vermelho. Para acompanhar esse prato gostoso demais, o vinho tinto Borgo SanLeo Sangiovese. Rótulo da Puglia-Itália, 100% uva Sangiovesi, 12% álcool. Vinho gastronômico, de cor rubi intensa linda, aroma agradável, delicado, herbácio. Em boca é seco, corpo robusto, e muito elegante. Equilibrado e persistente. 
 A sobremesa: Vol-au-vent com creme catalão e morangos, harmonizado com o suculento vinho argentino Lagarde Henry Coscha Tardía. Vinho de cor amarela intensa e quase dourada, aroma de flores com toques de mel e baunilha, complexo e delicado. Em boca é denso, untuoso, ótima acidez, equilibrado e com muito frescor. Descansa por 17 meses em barricas de carvalho de primeiro uso. Vinho ideal para ouvir poesias em ótima companhia.
Diego Czelusniak, proprietário do agradável e aconchegante Armazém 71, no Juvevê, sommelière Jucimara Azevedo e a escritora e artista Débora Corn.
 E onde tem vinho e boa gastronomia, tem gente feliz! TimTim!!
 Micheli Gonbim e Handiara Oliveira.
Maria José Maio Fernandes e Beatriz Malucelli Lamarão.
O Armazém 71 fica na Rua Rocha Pombo, 246 - Juvevê, Curitiba - PR
Fotos: Márcia Toccafondo.