Pular para o conteúdo principal

Comida di Buteco 2018

Com tema livre, a edição 2018 do Comida di Buteco deste ano, acontece de 13 de abril a 06 de maio, com vinte bares participantes e os petiscos concorrentes.
O Comida di Buteco chega a sua 4ª edição em Curitiba e desta vez vinte bares concorrem ao título de melhor boteco da cidade. A competição acontece de 13 de abril a 06 de maio. Para participar do concurso, os bares tiveram que criar um petisco. Nesta edição o tema é livre, ou seja, a imaginação pode e deve correr solta. O valor máximo a ser cobrado pelo tira-gosto é de R$ 25,90. E outro detalhe: não existem petiscos iguais!
 O processo de seleção para participar do Comida di Buteco começa com a indicação do público. Após visita técnica saem os escolhidos. Para fazer parte do concurso é importante que o bar se encaixe em um perfil: os estabelecimentos devem ser familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.
O principal objetivo do Comida di Buteco é ser uma plataforma de transformação social para esses botecos. “Nenhum bar paga para participar do Comida di Buteco. Nossa intenção é que o concurso o ajude a trazer clientes novos para a sua casa e assim contribuir para a manutenção desses locais num mercado tão concorrido e vulnerável”, explica Filipe Pereira, organizador do concurso. 
Como funciona – O Comida di Buteco foi criado há 19 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais. Hoje o concurso já está em todas as regiões do País. Além de Curitiba, outras 20 cidades recebem a competição simultaneamente: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Vale do Aço. 
Ao longo dos 24 dias de concurso todos os botecos são avaliados pelo público que vai até o bar comer o petisco participante e por um corpo de jurados mantidos sob sigilo. O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai decidir o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas e têm o peso de 10% cada.  
 O Comida di Buteco é o único concurso que elege o vencedor com votação presencial. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Cada critério é avaliado com nota de 0 a 10. É possível votar apenas uma vez em cada bar. A avaliação é qualitativa e não quantitativa. 
Ao final o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor, que recebe premiação dos patrocinadores do evento. Após a escolha do melhor boteco de cada uma das 21 cidades participantes ainda acontece uma eleição nacional para eleger o melhor boteco do Brasil. Essa eleição é decidida apenas com o voto de um júri especializado que viaja o País para dar sua nota. 
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
SERVIÇO:
Comida di Buteco em Curitiba
De 13/04 a 06/05

Fotos: Marta Cavalcanti