Pular para o conteúdo principal

Chef Celso Freire irradia raízes paranaenses no Gastronomix 2018

Há 30 anos, a quirerinha da Lapa (PR) - prato executado pelo chef paranaense  Celso Freire -  cumpriu papel emblemático ao ser preparada e servida como refeição principal para o passageiros de um dos voos da Varig (Companhia aérea...). Já à época o quitute foi congratulado como um dos ‘Pratos da Boa Lembrança’ pela ‘Associação dos Pratos da Boa Lembrança’.  
Como curador do Gastronomix há 10 anos, o mesmo profissional da cozinha desafia 29 profissionais de todo o país a carregarem suas raízes na bagagem e agregarem às suas delícias temperos das terras paranaenses. O evento ocorre nos dias 07 e 08 de abril, no MON, durante o Festival de Curitiba. 
Feito o desafio, exemplares dos mais distintos completam o cardápio, a exemplo da Quirera de milho com suan, panceta suína e Taioba, prato do chef consultor Rodrigo Martins, do Rosmarinus, em Visconde de Mauá (RJ)
Com isso, o  chef Celso Freire reafirma sua cozinha de alma, cozinha de raiz. “Sempre há o que lapidar. No momento não falo no que se refere a técnicas, mas aos aprendizados. Mudar alguns cuidados, sem mudar o todo. Afinal, estamos aqui a evoluir”, explica o chef Celso Freire. 

Para esclarecer sua teoria, nos dia 07 e 08, às 16h, durante aula de gastronomia gratuita, o chef e curador do evento, o chef Celso Freire, abordará o tema ‘A alma da cozinha regional - Carneiro no Buraco’. “Podemos, sim, alterar alguns cuidados, sem modificar o todo”, adianta, Celso Freire.
Foto: Divulgação.