Museu da Fotografia de Curitiba recebe exposição de fotografias em 3D para deficientes visuais

No dia 17 de março (sábado), o Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba recebe a exposição De Fotografia à Tactography™. Unindo seu olhar único da fotografia à tecnologia de Tactography™, uma espécie de impressão em alto-relevo, o artista brasileiro radicado na Suíça Gabriel Bonfim assina a exposição com uma montagem especialmente criada para os deficientes visuais. Tecnologia suíça, a Tactography™ escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D. 
“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™, enquanto isso, os que têm visão apreciam as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo”, explica o fotógrafo Gabriel Bonfim.              
A exposição foi dividida em duas séries. A primeira destaca o tenor italiano Andrea Bocelli, e a segunda sobre o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série apresenta sete imagens tridimensionais, num total de 14 obras.
"Nossa experiência com testes realizados em escolas de deficientes visuais de Zurique mostra que uma pessoa cega, com alguma prática, pode aprender a ler e a ver uma Tactography™ rapidamente", afirma Gabriel Bonfim. "Um dos objetivos de nossa exposição em São Paulo é também motivar deficientes visuais a ler e, consequentemente, a vivenciar uma nova dimensão da percepção. A nova tecnologia de impressão de Tactography™ tridimensional cria uma oportunidade a mais para os deficientes visuais. Durante a exposição, iremos entrevistar visitantes cegos sobre suas experiências para melhorar ainda mais a técnica", completa.
A exposição, que tem entrada gratuita, acontece no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba e segue em cartaz até o dia 10 de junho. 
Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 (Solar do Barão) - Centro
Período de exposição: 17/03/18 a 10/06/18
Telefone: (41) 3321-3260

Comentários