Pular para o conteúdo principal

Exposição "Personalidades: Mulheres Negras do Paraná"

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) abre nesta sexta-feira (09/03), às 17h, a exposição Personalidades: Mulheres Negras do Paraná, uma homenagem a 10 mulheres que contribuíram para o fortalecimento da imagem feminina ativa e independente, em diferentes áreas de atuação, vencendo um duplo preconceito: ser mulher e ser negra. A mostra fica até 27 de abril de 2018 no hall da SEEC e a entrada é gratuita. 
São líderes comunitárias e religiosas, professoras, pesquisadora, advogada, jornalista e atriz que têm em comum a defesa, estudos e atuação em prol de quilombolas, da cultura afro e combate ao racismo e intolerância religiosa. 
“As 10 homenageadas nesta exposição são notáveis representantes de diversos setores da sociedade paranaense. Suas histórias de conquistas contribuem para o progresso sociocultural do Paraná. Essas personalidades são mais que inspiração. Elas representam tantas outras mulheres paranaenses em suas batalhas diárias”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. 
A mostra é composta por imagens feitas pelo fotógrafo Kraw Penas em novembro de 2017, durante o Mês da Consciência Negra. Na ocasião, o Governo do Paraná concedeu o “Diploma de Personalidade Afro-Paranaense” a Ana Maria Santos da Cruz (Comunidades Quilombolas), Clemilda Santiago Neto (História), Clemildes Ferreira Bahr (Cultura Popular), Dalzira Maria Aparecida (Religião de Matriz Africana), Dora Lucia de Lima Bertulio (Direito), Dulcinéia Novaes (Comunicação), Edna Aparecida Coqueiro (Educação), Geisa Costa (Artes), Michele Mara (Juventude) e Nará Souza Oliveira (Educação), em solenidade realizada no Palácio Iguaçu. A escolha dos nomes foi realizada pela SEEC e pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) visando contemplar profissionais que atuam em diferentes áreas. Um reconhecimento a essas mulheres que se tornaram referência e que permanecem ativas no combate à discriminação racial e de gênero.
Serviço
Abertura da exposição Personalidades: Mulheres Negras do Paraná
Dia 9 de março de 2018 às 17h
Período expositivo: até 27 de abril de 2018
Entrada gratuita
Hall da Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240, Centro. Curitiba-PR
Visitação: segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Foto: Kraw Penas.