Pular para o conteúdo principal

D’Olival Azeites e Cia, charme e qualidade em Lisboa

O trajeto do elétrico 28 (bonde, para brasileiros), em Lisboa, está mais charmoso com a abertura em agosto,  do D'Olival Azeites e Cia, na freguesia da Misericórdia (entre o Bairro Alto e a Calçada da Estrela).
D'Olival é um projeto luso-brasileiro, do casal Helena Beghetto e Lino Rebolo. Ela brasileira (de Curitiba), ele português (do Funchal, Ilha da Madeira). Olival é a área cultivada de oliveiras.
A loja vende azeites de alta qualidade e seus companheiros, como os proprietários assim os definem. “Estão no rol produtos com ingredientes que tenham azeite na composição, como os sabonetes, ou os que têm o azeite como complemento, como são os sais e outros temperos”, diz Rebolo.
Menu - a D’Olival abriu as portas com uma cartela de 16 produtores (alguns com mais de um tipo de azeite), que inclui premiuns, orgânicos e temperados, produzidos do norte ao sul de Portugal, de Trás os Montes ao Algarve.
São produtos de pequenos e de importantes produtores portugueses, todos com alto padrão de qualidade, com tamanhos de embalagens e preços para todos os gostos e bolsos.
Para atender viajantes e turistas, as embalagens têm tamanhos diversos, de 500ml, 250ml, 100ml e 20 ml, estas duas últimas com volumes para serem levadas na bagagem de mão. “É comum que as pessoas deixem as compras para a última hora, quando a bagagem a ser despachada já está fechada. Por isso, temos embalagens menores que podem ser levadas na bagagem de mão, tanto em vidro como em latas”, explica.
Companheiros – como complementos aos azeites, a D’Olival oferece outros produtos como a pasta de azeitonas (verde e preta), sal temperado,  e temperos com frutas e legumes desidratados (que também podem ser adicionados a iogurtes, cremes e sobremesas).
Também estão como bons companheiros, peças diferenciadas do artesanato português como pratos de cortiça, tábuas de madeira de oliveira, galheteiros (cortiça e cerâmica), azulejos e sabonetes feitos e embalados à mão.
Além do charme da loja, instalada num prédio secular de Lisboa, a D’olival faz degustações de azeites, acompanhadas de pães e vinhos.
E, para completar, jazz e a boa música brasileira e portuguesa recebem o cliente.
D’Olival Azeites e Cia
Rua Poiais de São Bento, 81
bairro Misericórdia (elétrico 28)
Lisboa / Portugal
dolival.azeites
Fotos: divulgação.