Pular para o conteúdo principal

Confraria Feminina do Vinho de Curitiba Natal 2017

Mais um ano terminando e mais um ano de ótimos vinhos na Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, que fechou com chave de ouro os nossos encontros mensais de 2017. Para a confraternização o cenário escolhido foi o agradável Artè Restaurante do chefíssimo Armando Fuoco Júnior, com sala reservada especialmente para a confraria. Tudo caprichado... vinhos franceses especiais, gastronomia francesa impecável, amigas unidas e felizes em torno dos vinhos. Na foto acima as confreiras Maria do Carmo Bado, Ana Teresa Londres, Márcia Toccafondo, Isabel Pudles, Analzira Carneiro, Marlene Beck, Eunice Rocha, Mônica Meira, Sueli Martinez e Sandra Lunedo. A presidente da confraria, Sandra Zottis, também estava presente. Saintè!! Tim-Tim!!






A responsável pela excelente escolha dos rótulos para a noite foi a confreira Isa Pudles, que se esmerou também nos detalhes para a arrumação da sala para o jantar, menu e mesa enfeitada com motivos de rolhas... ficou lindo!! Os vilnhos escolhidos não poderiam ser mais elegantes e saborosos.
Vamos aos trabalhos da noite que teve a rainha das uvas brancas, a Chardonnay, como estrela principal. O primeiro vinho a ser degustado foi nada menos que o clássico e refinado Champagne Cristal 2009, do produtor Louis Roederer, França–Champagne, Uvas: charmoso corte de 60% Pinot Noir e 40% Chardonnay, Álcool: 12%, que abaixo falarei um pouquinho mais sobre essa maravilha. O segundo francês foi o posudo e sofisticado Meursault Premier Cru 2010- Perrières, do produtor Joseph Drouhin, França – Bourgogne. 100% uvas Chardonnay. Álcool: 13,5%. Em seguida degustamos um delicioso e refrescante Chablis Grand Cru “Les Clos”, do produtor Domaine Billaud-Simon, País: França - Bourgogne,  Safra: 2013, Uvas: 100% Chardonnay, Álcool: 13%. O quarto finho da noite foi o Corton-Charlemagne Grand CruProdutor: Jean Bouchard, País: França - Bourgogne,  Safra: 2011, Uvas: Chardonnay, Álcool: 13,5%. Nem é preciso dizer da alegria e prazer em provar desses rótulos seletos. Todos espetaculares. Resolvemos que iríamos beber um quinto vinho e escolhemos dessa vez um espanhol: Rioja Luis Cañas Crianza 2011Produtor: Luis Cañas, Safra 2011, corte de uvas: 95% Tempranillo, 5% garnacha.Amadurecimento: 12 meses em barrica de carvalho de terceiro uso (60% francês, 40% americano). Cor: vermelho cereja. Aroma: frutado com notas de morango e banana, baunilha, cedro. Paladar: envolvente e denso com taninos redondos. Reaparecem as frutas e acidez que se integra perfeitamente. Como viram foi difícil de querer voltar para casa. Noite deliciosa que pediremos bis!
Champanhe Cristal 2009, do produtor Louis
 Roederer, França–Champagne. O que dizer sobre essa joia do mundo dos vinhos? Champagne de grande finesse, com perlage finíssima e persistente, produzido com os melhores frutos da Louis Roederer. É brilhante, sedoso, frutado, de alta qualidade mineral, aromas de frutos brancos cítricos e de flores brancas. Com passagem por carvalho, em boca é untuoso, denso, seco e harmônico que nos remete a amêndoas tostadas. Perfeito na cor, perfeito no aroma, perfeito no sabor, perfeito em tudo! O preço? Cerca de R$ 2.000 e vale cada gotinhaSimplesmente uma paixão!!
Entrada: Blinis de salmão defumado com ovos de capelini. Caiu como luva para degustar com o saboroso Champanhe Cristal.
Aspargos grelhados com ovos (molho hollandaise), azeite e limão siciliano. Sim, prato de difícil harmonização. Os aspargos possuem grande quantidade de minerais e o ovo, sabemos, é um grande problema para harmonizar. Mas como o prato ficou suave, cremoso e com gostinho de limão, casou muito bem com a textura e a potência de um grande vinho Chardonnay: o Meursault Premier Cru 2010- Perrières...
Vinho branco espetacular: Meursault Premier Cru - Perrières,
Tempo de Guarda: + de 20 anos, de linda cor amarelo luminoso.
Aroma: Acácia, mel, avelã tostada, frutas em compota, pão assado e em
boca é complexo, finalizando com notas minerais.    
Polenta brustolada com brandade de bacalhau... uaauu para esse prato!
Seleção de queijos com mostarda de cremona. Sobremesa simplesmente deliciosa!
Os caprichos de Isa Pudles para a nossa confraternização: mini árvore de natal de rolhas, castiçais com taças recheadas de rolhas... enfim.. na nossa confraria tudo respira vinho e o que vem dele.
E como sempre acontece o nosso amigo secreto também foi uma troca de vinhos. Estipula-se o valor e pronto... está feita a festa! Noite feliz!!

                     Fotos por Márcia Toccafondo.