Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

5 de setembro de 2017

Reunião da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba

 A Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, que completou 12 anos em 2017 com reuniões mensais ininterruptas, teve novo encontro ontem no charmoso Vin Bistro. Hoje somos 11 confreiras a beber ótimos vinhos e compartilhar de leves e felizes momentos. Foram inúmeros vinhos degustados e nem dá para contar. A cada reunião aprendemos um pouco mais e nos aproximamos a cada encontro, igualmente.








Para a noite agradável em Curitiba, com clima ameno em pleno inverno, a confreira Ana Teresa Londres escolheu vinhos portugueses de 4 regiões, para esse encontro. A degustação foi às cegas e como sempre, mesmo conhecendo muitos vinhos e suas uvas e regiões, nâo foi tão simples decifrá-los. 

Reunidas as confreiras da esq.p/dir.: Isabel Pudles, Márcia Toccafondo, Sandra Lunedo, Analzira Carneiro, Ana Teresa Londres, Eunice Rocha, Mônica Meira e Marlene Bech. Por motivos de viagem ou outros, faltaram 3.
 Degustamos às cegas e cada uma arriscou se era do novo ou velho mundo, tentamos decifrar as castas, os aromas, os sabores. Sempre difícil, mas já melhoramos muito!
O espumante foi o alentejano rosé Cartuxa que por ser 2012, perdeu um pouco de suas qualidades aromáticas e também em boca. Perlage inconsistente. O segundo vinho foi o branco Filipa Pato 2015, com castas Arinto e Bical, da região da Bairrada. Refrescante, de boa acidez, com aromas de pêssego e abacaxi. O terceiro foi o tinto Rótulo Dão 2013, de linda cor rubi. O aroma é elegante, com frutos negros e aromas florais e notas de especiarias em boca. O último vinho degustado veio do Douro: o badalado Quinta do Crasto 2014, de vinhas velhas. É elegante, com cor linda e intensa; é um corte das uvas Tinta Roriz, Touriga Nacional e Tinta Barocca. Vinho de bom corpo, agradável e suculento, com aromas de frutos negros e maduros e leve toque floral. Acidez e taninos equilibrados. Foi meu vinho da noite.
O cardápio escolhido foi o Restaurant Week, do Vin Bistro, que segue até o 17 de setembro, em Curitiba. Entrada: Carpaccio de beterraba com rúcula e queijo de cabra
 Mini polenta cremosa com ragu de mignon e funghi.
Pescada amarela no papelote ao vinho branco com legumes e grãos. Tudo delicioso!
Fotos: Márcia Toccafondo

Nenhum comentário: