Pular para o conteúdo principal

Degustação de vinhos da Cartuxa na Adega e Empório Presenza

As irmãs e empresárias, Cristina e Gisele Stumm, da Adega e Empório Presenza, receberam mais de 100 convidados no Clube Curitibano no dia 30 de agosto, para o evento de vinhos portugueses da renomada Adega Cartuxa, produtora de vinhos e azeites localizada em Évora, região do Alentejo, Portugal. A embaixadora e export manager da Fundação Eugénio de Almeida, Gabriela Fialho (centro na foto), veio diretamente de Portugal para a apresentação dos rótulos.

A Adega Cartuxa, com vinhas d
a Fundação Eugénio de Almeida - produtor histórico de Portugal, com produtos e projetos de alta qualidade, apresentou 5 de seus consagrados rótulos para degustação na noite, incluindo o Cartuxa, EA e o ícone Pêra Manca. O enólogo da Cartuxa é Pedro Baptista, que trabalha desde 1997 na viticultura e conhece a vinha e o que cada variedade pode oferecer como ninguém! Pedro é o enólogo desde 2005.


Rótulos excelentes e de ótimos preços, mas o queridinho da noite não poderia ter sido outro que não o branco Pêra Manca 2014. O vinho é produzido apenas em anos de safras especiais, com castas Arinto e Antão Vaz. Aromas de frutas brancas maduras, com toques de baunilha e amêndoas. Para a fermentação, utiliza-se uma parte em aço inox e outra parte fica 12 meses em barricas de carvalho francês. Após a fermentação descansa sobre as borras durante 12 meses, estagiando engarrafado por 9 meses em garrafa. É um branco elegante, intenso, encorpado e com ótimo potencial de envelhecimento. Em Curitiba, você pode encontrá-lo na Adega Presenza.




A noite foi de muitas delícias para acompanhar os renomados e deliciosos rótulos da Cartuxa, no Clube Curitibano, que hoje conta com uma loja da Adega e Empório Presenza completa, dentro das suas instalações. Mesa de antepastos saborosos, seguido de serviço empratado. Tudo delicioso!
 Filé suíno com batatas rústicas e tomate assado.
Risoto de bacalhau.
Fotos por Márcia Toccafondo