Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

29 de agosto de 2017

Gorgonzola Dolce é toque especial em risotos e pizzas na Del Borgo

Com um sabor suave e mais adocicado, o Gorgonzola Dolce é um ingrediente ainda pouco explorado pela culinária brasileira. Este queijo azul tem sua origem no norte da Itália, na região de Piemonte, e tem como característica uma textura mais cremosa, sem os sabores intensos salgado e picante.
Nas receitas da Del Borgo, restaurante especializado na culinária italiana, o Gorgonzola Dolce está presente em diversos pratos, como pizzas e risotos, e até nas entradas, como saladas e pala de frios. Em sua fabricação, o mofo azul instala-se naturalmente na massa de leite de vaca, depois de esta ser perfurada para a oxigenação. Por ter uma massa mais macia, alguns dos furos fecham-se durante o tempo de maturação, formando menos mofo na massa e tornando-o mais suave. Diferentemente do gorgonzola tradicional, o Dolce possui um tempo de maturação menor e casca natural. “Este queijo é muito sensível e precisa ter muito cuidado em seu armazenamento. Em seu preparo, o ideal é deixa-lo o menor tempo possível em cozimento, para que não altere suas características”, explica o idealizador do restaurante, Alessandro Formenti, que importa o queijo da Itália para suas criações. Dentre os pratos usando o Dolce, destaca-se o novo risoto Formaggio Verde, que leva o ingrediente combinado com morangos, folhas de espinafre, caldo de legumes e arroz arbóreo. 
Restaurante Del Borgo
Praça São Paulo da Cruz, 50, Juvevê, Curitiba - PR
Telefone: 41 3121-8484.
Foto: Marcelo Krelling 

Nenhum comentário: