Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

21 de julho de 2017

Neste sábado tem Sapecada de Pinhão na Vinícola Araucária

Uma típica sobremesa paranaense – o pudim de pinhão com farofa de pinhão tostado será uma das atrações da 1.ª Sapecada de Pinhão, que a Vinícola Araucária e o Gralha Azul Restaurante Campestre promovem neste sábado (22/7). O pudim faz parte de um buffet de sobremesas que incluiu pinhão com chocolate, brigadeiro de milho verde, bolo de paçoca e pé-de-moleque de colher. Vai ser um sábado inteiro de festa: visita guiada ao mundo do vinho, passeios em bosques de pinheiros, almoço diferenciado, buffet de sobremesa, música ao vivo com Alceu Viola, 3 horas de sapecada de pinhão e atrações especiais para crianças. No almoço, três opções de pratos: bife de ancho, galinha caipira e vegetariano (para crianças, dois pratos infantis).  Na sapecada, das 14 às 17 horas, pinhões serão jogados numa pequena fogueira de folhas e ramos secos de pinheiro araucária (grimpas). Em pouco menos de cinco minutos, eles estarão prontos para o consumo. As atrações para crianças incluem cama elástica, pedalinho, castelo, piscina de bolinhas, carro de pipoca e barracas de brincadeiras. Visitas guiadas a partir das 9h30. As reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 98531-1991; (41) 99173-5742 ou (41) 3254-5259.
Receita do pudim de pinhão com farofa de pinhão tostado  
Ingredientes: 400g de pinhão, 1 (uma) lata de leite condensado, 1 (uma) lata de creme de leite e 600 ml de leite. Modo de preparo: Primeiramente tostar no forno 50g de pinhão cru descascado e logo triturar até transformar em farinha e reservar para o final. Em seguida, bater no liquidificador 250 g de pinhão cru com 400 ml de leite por aproximadamente 2 (dois) minutos em velocidade máxima, coar e reservar. Misturar o leite condensado com os 200 ml de leite que sobrou e levar ao fogo brando juntamente com o leite batido com o pinhão cru, cozinhar até chegar ao ponto de creme. Cozinhar os 100 g de pinhão e triturar a pedaços para misturar no creme juntamente com a creme de leite mexendo lentamente com um colher até ficar bem homogêneo e colocar em refratários individuais ou unitário, deixar esfriar em geladeira por 3 (três) horas para logo servir, polvilhando com a farinha de pinhão tostado.
Foto: Márcia Toccafondo.

Nenhum comentário: