Pular para o conteúdo principal

O Oscar do mundo do vinho, pela revista Decanter, vai para... Denis Dubourdieu

 A revista inglesa Decanter acaba de anunciar o enólogo francês Denis Dubourdieu como o Homem do Ano 2016, um dos mais importantes e respeitados títulos conferido a personalidades do mundo do vinho – uma espécie de Oscar do Vinho. A edição da publicação com a reportagem sobre o título circulará no mês de abril. Só para se ter ideia da dimensão dessa premiação, nomes como Jancis Robinson, Aubert de Villaine, Angelo Gaja, Emile Peynaud e Hugh Johnson já foram eleitos. Os vinhos do francês Denis Dubourdieu são trazidos com exclusividade ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
 O francês Denis Dubourdieu é um dos nomes mais famosos da geração de enólogos contemporâneos e é também conhecido como o "papa dos vinhos brancos". Além de importante viticultor, professor, pesquisador e doutor da Universidade de Bordeaux, tornou-se consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem. Ao lado da esposa Florence, e dos filhos Fabrice e Jean-Jacques, Dubourdieu comanda cinco propriedades: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança de seu pai; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu avô materno; o Château Reynon, que era do pai de sua esposa; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves (o nome é uma junção das iniciais do casal); e o Château Haura, arrendado em 2002.
Dubourdieu coloca em prática seus conhecimentos ao elaborar vinhos com personalidade inimitável, com grande intensidade e pureza aromática. “Ter um produtor desse quilate em nosso portfólio, que dedica sua vida a elaborar vinhos irretocáveis, é um privilégio”, diz Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto. Para conhecer os rótulos de Denis Dubourdieu disponíveis no Brasil, acesse www.portoaporto.com.br
Fotos: Divulgação.