Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

23 de novembro de 2015

Chega ao Brasil o Jamon Ibérico de Bellota Premium Homenage 5 estrelas, safra 2010 ... uma joia da gastronomia

Em Curitiba participei da degustação do espetacular sabor do Jamon Ibérico de Bellota Premium Homenage 5 estrelas 60 meses Safra 2010conhecido também como Pata Negra, do grupo espanhol Josep Llorens I Fills. Um feliz evento promovido pela importadora Porto a Porto e Casa Flora, que trouxeram para o Brasil esse verdadeiro luxo da gastronomia espanhola.  A degustação comentada aconteceu no último dia 18 de novembro, no Restaurante Ibérico, pelo próprio Ramon Llorens.  Na foto acima, Josep Ramon Filho; Flávio Bin, consultor de vinhos da Porto a Porto; e Ramon Llorens, do grupo Josep Llorenns I Fills. Fotos Marco Charneski.
Hugo Sola, gerente nacional de vendas da Porto a Porto; Josep Ramon Filho; Márcia Toccafondo; e Ramon Llorens, do grupo Josep Llorenns I Fills.
A matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada são tão especiais e minuciosos que transformam peças de presunto em verdadeiras joias da culinária. Josep Ramon Llorens , criador do deu um verdadeiro show de talento e simpatia na hora de abrir a peça e comentar sobre as suas peculiaridades. 
Da entrada à sobremesa todos os pratos tinham o Jamon Ibérico como ingrediente.
A carne de porco negro, que acabou de ser aberta pelo expert Ramom Llorens, foi servida bem fininho, vermelha e extremamente saborosa.
Durante o almoço foi servido menu completo realçado com o sabor do Jamon Ibérico de Bellota Premium, safra 2010. Na foto o saboroso camarão gigante envolto com o Pata Negra Josep Llorens e acompanhado de fetuccine com tintura de Lula.
Até mesmo a sobremesa teve o Jamon Ibérico Joseph Lhorens em seu acompanhamento. Inusitado e muito delicioso.
 Jamon Ibérico de Bellota é criado nas montanhas de Andaluzia, no sul da Espanha, com produção determinada pelas condições climáticas e pela grande quantidade de bellotas (foto acima) nos bosques espanhóis (uma espécie de castanha produzida na árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos). Os porcos ibéricos raça pura (premium) vivem em completa liberdade no seu ecossistema natural, as “dehesas”. Em 2010, aconteceu uma produção recorde de bellotas favorecendo a alimentação – o conceito de terroir aqui é o mesmo do cultivo de uvas para o vinho. O sabor peculiar do produto vem dessa dieta aromática, que empresta à carne um gosto de amêndoas. Puro deleite!
Para harmonizar com os pratos, foram servidos o Cava Gramona Alegro Brut Reservao vinho tinto MT Selección de la Familia e o Jerez Premium Cream Fernando de Castilla, por Porto a Porto e Casa Flora.

Nenhum comentário: