Pular para o conteúdo principal

Os Vinhos do Alentejo em Curitiba...

Curitiba recebeu o  evento "Vinhos do Alentejo" que aconteceu no último dia 14 de setembro, no Pestana Curitiba, e reuniu produtores e representantes de vinícolas do Alentejo. Entre muitos vinhos, 10 estrelas alentejanas, apresentados e com degustação conduzida pelo jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão, ficarão na minha memória olfativa e gustativa. No Alentejo, o clima e o solo o diferencia das outras regiões. Suas castas autóctones  (Aragonêz, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet (sim, é do Alentejo) entre outras, produzem vinhos de corte, na grande maioria. As cepas internacionais não se adaptaram bem ao clima. A Syrah é um dos poucos exemplos de casta que se adaptou bem à região. A Petit Verdot também é plantada no Alentejo, mas geralmente é usada apenas em pouca quantidade para assemblage. A região produz vinhos elegantes, robustos, frutados, austeros, poderosos, agradáveis, estruturados, entre tantos outros adjetivos do mundo vinícola.
 O crítico Rui Falcão falou com propriedade sobre todos os rótulos apresentados e que foram praticamente, os melhores que o Alentejo pode produzir. Começou com o EA Reserva Tinto 2013, Cartuxa, da Fundação Eugênio de Almeida, o mesmo produtor do Pera Manca. O EA é um corte de uvas tradicionais (Aragonêz, Alicante Bouschet, Syrah e Merlot). Vinho complexo com aroma de tabaco e terra úmida, é mais seco, com taninos cheios, frescor no final em boca. O Segundo vinho foi o Herdade do Peso Colheita Tinto 2012, de uvas Aragonêz, Syrah e Alicante Bouschet. Cerejas, morangos, leve especiarias, muito elegante, taninos macios. com estrutura, porém, suave. Eu poderia descrever todos eles, pois fiz anotações preciosas enquanto Rui Falcão comentava, mas me estenderia muito. Sendo assim, citarei os rótulos dos demais vinhos degustados: Alento Reserva Tinto 2012;  Adega Borba Premium Tinto 2011; Coteis Grande Reserva Tinto 2011; Ponte das Canas Tinto 2011;  Blog Tinto 2011; Quinta do Mouro Tinto 2007; Escultor Tinto 2010 e o J de José e Sousa Tinto 2011. Fotos por Márcia Toccafondo.
 Eu tietei Rui Falcão.
Sr. José Venâncio, da Herdade dos Coteis, veio de Portugal para o evento no Pestana com rótulos encantadores como o tinto Coteis Grande Escolha 2011, Monte de Prata 2012, Herdade dos Coteis Branco 2014, entre outros.
Jorge Ferlin e Luciana, da importadora Vinci. 
Gisele (de azul) e Cristina Stumm (de preto), também representantes dos vinhos alentejanos. 
Avelino Zanetti Filho e Carla Salomão levaram para a degustação vinhos da Azavini.
Muita gente circulou pelo evento que começou às 16h e seguiu até 20h, muito prestigiado.