Pular para o conteúdo principal

Virginia Bistro na Casa Vilanova Artigas...


Curitiba tem sido contemplada com bons e novos restaurantes, mas é sempre bom encontrar um que não segue o padrão quadradinho dos demais. Unir gastronomia com cultura e arte, é a proposta do restaurante-conceito Virginia Bistro, com endereço na histórica Casa Vilanova Artigas (tombada como patrimônio), aberto há poucos meses na Rua da Paz, 479, Centro, pertinho do Mercado Municipal. O nome Virgínia é uma homenagem a esposa do arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985), a artista plástica Virginia Camargo Artigas, cuja obra pode ser apreciada nas paredes do Bistro. O chef Rodrigo do Prado é o responsável pela assinatura dos pratos da casa e propõe aos clientes um menu pautado na cozinha contemporânea, porém com autenticidade e criatividade.  Fotos por Márcia Toccafondo.
 Virginia Bistrô abre de quinta a domingo, acomoda 50 lugares e serve almoço executivo (com entrada+prato principal+sobremesa) e no domingo com uma novidade muito legal para o almoço: pratos com memória, entre eles, a Galinhada. No jantar, o cardápio também é enxuto mas com opções selecionadas e com um pouco de tudo. A tarde é servido cafés e chás, acompanhados de pão de queijo, pão quentinho com manteiga artesanal e bolo do dia, entre outras gostosuras.
 A Livraria da Casa, divide o espaço com o Virginia Bistro e é especializada em arquitetura, com ótimos títulos.
  Casa charmosa de arquitetura atemporal, atual e inspiradora.
A mesa do Chef acomoda, confortavelmente, 8 lugares para reuniões em petit comité.
 Achei diferente e delicioso o ceviche de caqui. O vol-au-vent é um show à parte de sabores: folhado+camarões e cogumelos+ presunto cutatelo crocante (R$27,00). O caldo verde com crocante é uma ótima dica para o nosso friozinho curitibano.
Bacalhau marinado acompanhado por musseline de batata com missô, manteiga trufada e alho negro é uma homenagem ao arquiteto Vilanova Artigas. A maciez do bacalhau, a cor e o sabor ...hhhmmmm!! Delicioso! (R$70,00).
parceria na cozinha garante o esmero nos cuidados dos pratos servidos.
 O sócio-proprietário do Virginia Bistro, engenheiro Roberto Cunico, Márcia Toccafondo com o chef Rodrigo do Prado.
Durante o almoço: Chef Rodrigo do Prado, Thabata Martin, Marian Guimarães e Eu.

A casa, que mantém o tom do vermelho, é uma das poucas casas modernistas preservadas de histórias do arquiteto curitibano João Batista Vilanova, em Curitiba.