Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DE VINHOS EM CURITIBA...

Proporcionar momentos de puro sabor, troca de experiências e apresentação de ótimos produtos do mundo vitivinícola, foram alguns dos objetivos do Encontro de Vinhos que aconteceu no sábado, dia 08, no Hotel Lizon. O Encontro de Vinhos, conhecido como o maior evento do país no conceito Road Show, levou pelo terceiro ano consecutivo um time de 23 expositores que apresentaram ao público curitibano centenas de rótulos de vinhos para serem degustados. Destes 23 expositores, 17 são produtores e 75% deles provenientes da Argentina enquanto 23% são brasileiros. Na foto acima os organizadores do evento, Beto DuarteDaniel Perches Fotos por Márcia Toccafondo.
 Os apreciadores do vinho puderam degustar os produtos das 14h às 22h, com fartura e casa cheia.
 Experts em vinhos: Jorge Ferlin, Thays Ferrao e Jomar Brustolin.
 Almir Segrettida importadora VCT Brasil Wine & Sparkling, Avelino Zanetti Filho, da Adega Curitibana, e Thiago Zraik, da MundoSur Wine Import.
 Os vinhos argentinos fizeram sucesso no evento e como sempre, não precisaram mostrar a que vieram. Mendoza realmente produz vinhos maravilhosos. Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon...deliciosos!!  Me agradou muito o Mi Terruno Cabernet Franc 2012 - 100% uva Cabernet Franc, de Maipu, Mendoza, 7 meses em barrica e sabor e aroma delicosos. Da Melipal, cuja vinícola me encantou em Mendoza, bebemos o Melipal Cabernet Franc 2012, 100% Cabernet Franc, de Maipu/Mendoza, frutado, aromático. La Mascota, 100% Cabernet Sauvignon, Maipu/Mendoza. 

Os queijos finos tipo francês "Queijo com Sotaque" - os mais premiados do Brasil - fizeram o maior sucesso no Encontro de vinhos e venderam muito também. Os queijos com legítimo sotaque francês, são produzidos pela francesa Elizabeth Schober e pelo marido no município de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Queijos para degustar com espumantes, com vinhos brancos, rosés e tintos. Éra só pegar o vinho e ir para a mesa de queijos para harmonizar. Achei uma gostosura!! Tipos: Fromage Blanc, Tipo Saint Marcellin, Tipo Camembert, Tipo Abbaye de Citeaux, Tipo Saint Nectaire, Tipo Munster, Tipo Reblochon, Tipo Saint Paulin, Tomme de Savoie, Tipo Raclette, Tipo Gruyere e Tipo Comté. Adorei, e levei alguns deles para casa. Na foto: Eunice Rocha, o represente dos queijos no Encontro dos Vinhos e Márcia Toccafondo.
 Do grupo LVMH Möet Hennesy do Brasil: Julio Camargo e Fernanda Petter Bundt, levaram os deliciosos Torrontés, Malbec e Cabernet Sauvignon da vinícola Argentina do mesmo grupo, Terrazas de Los Andes, de Mendoza. Eu já conhecia, mas provei todos de novo...e, é claro, aprovei!
 Provei os "Azeites Principal"produzidos pela Idealdrinks da Bairrada, em Portugal, são simplesmente espetaculares. Bruno, Lindslei Monteiro
SaboreArte Brasil Distribuidora de Bebidas Especiais e Humberto Grybowski, gerente Nacional de Vendas.
Mauro e Raphael Basso, da Basso Vinhos e Espumantes, representantes da Monte Paschoal e Del Grano.
Top 5 melhores exemplares do Encontro de Vinhos Curitiba:  Confira os resultados: Primeiro Lugar: Iscay Safra: 2008; Segundo Lugar (empate): Gáudio Clássico Safra: 2011; Segundo lugar (empate): Jerarquia Reserva Safra: 2011; Terceiro Lugar: Brunello di Montalcino Américo Vespucci Safra: 2009; Quarto Lugar: Mamertino Rosso Safra: 2008; Quinto Lugar (empate): Unánime Safra: 2007; Quinto Lugar (empate): Vernus Blend Safra: 2012.
 Da Miolo Wine Group: Diego Juchnievski.

 De São Paulo: Fátima Ribeiro Teixeira e Alfredo Teixeira, da Chozas Carrascal Bodegas y Viñedos,  Espanha.
 Encontro de amigas em torno dos vinhos: Márcia Toccafondo, Dani Fedrigo, Carmem Moraes e Eunice Rocha.
Juarez e Sandra Zottis pela Magnum Importadora.
 Os vinhos da Família Fardo Vinícola, de Quatro Barras também participaram.
 Torrontés Terrazas e Kaiken, refrescaram a tarde quente curitibana.
 Beto Duarte proferiu palestra muito interessante para alguns convidados, sobre as uvas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon argentinas. Vinhos de altitude, clima de deserto, seco, sem pesticidas, sem pragas, e portanto, excelente para produzir uvas de qualidade. O clima e a água, pelo degelo dos Andes, favorece e torna o vinho especial, favorecendo o plantio de uvas orgânicas.
A Bullishx Importação e Exportação levou rótulos interessantes e saborosos.
Márcia Toccafondo e Anna Carolina Possebon. TimTim!!