Pular para o conteúdo principal

Bravo chef Rodrigo do Prado!!

Participei ontem de uma  aula show no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia , que sempre promove cursos top na área. A aula foi com o chef Rodrigo do Prado, sócio e diretor acadêmico do Espaço Gourmet, 10 anos de gastronomia e que até pouco tempo era chef executivo na Disney, passando por alguns badalados restaurantes internacionais. O encontro reuniu alguns integrantes da imprensa local que puderam aprender um pouco mais e saborear os pratos maravilhosos do chef Rodrigo. Eu não perdi nenhum detalhe e dei 10 para todos os pratos servidos. Informações para os cursos pelo telefone 41-3019-0437. www.espacogourmet.com.vc .Fotos por Márcia Toccafondo 
 Encontro descontraído e agradável em torno de uma das cozinhas gourmet do Espaço. 
Começamos com a explicação do chef de como fazer o Ceviche de Tilápia. A novidade é que ele usa o milho verde passado na frigideira com açúcar e conhaque e mistura em seguida aos demais ingredientes… tilápia cortadas em tiras de 1cm, sal, suco de limão, tomate maduro picadinho, cebola roxa e branca, coentro fresco, azeite de oliva, pimenta-vermelha, pimenta-do-reino e pimenta-branca moída na hora.
 O resultado foi esta maravilha saborosa de Ceviche de Tilápia com toques do sabor da banana da terra verde chips, feita na hora e quentinha… Divino!! Para acompanhar o ceviche o chef Rodrigo escolheu para harmonizar o Vinho Verde Arinto 2008. Adorei!! 
 Explicação de todos os detalhes com prazer em compartilhar informações preciosas...
 O próximo foi o Vol-Au-Vent com Champignons à la crème. O chef usa a massa Arosa fininha em lâminas para preparar o vol-au-vent recheada com os champignons à la crème (cogumelos paris cortados em 4, creme de leite fresco, vinho branco seco, salsinha picada, manteiga sem sal Campos de Vacaria, louro a gosto, tomilho a gosto, sal e pimenta-do-reino moída, a gosto. 
 Vol-Au-Vent com champgnons à la crème… sem palavras para explicar a crocância e o sabor.
Sentiram o drama na carne? L'Entrecôte de Paris: um exagero de sabor e suculência e selado à exaustão, como disse o chef Rodrigo do Prado.
 O entrecot acompanhou molho saboroso com mostarda Dijon, vinho branco seco, cebola Piquet, molho bechamel, creme de leite fresco, azeite oliva e pimenta-do-reino e por cima sal defumado, de aroma inebriante. A batata não foi apenas frita… foi frita em gordura de pato fervendo e temperada com páprika… um desbunde!! E foi acompanhado elegantemente pelo vinho chileno Falernia Elqui Valley Reserva Syrah…ótima harmozinação!

 Chef Roberto do Prado, do Espaço Gourmet com Márcia Toccafondo.
 Rodrigo preparou também a sobremesa para nós e ensinou o passo-a-passo do Crème Brülée com Coulis de Frutas Vermelhas.
É de alegrar os olhos com a beleza do prato, de sentir a crocância dos açúcares na lingua, os muitos sabores das frutas em boca e de alegrar os sentidos e  aos pouquinhos… nhammmm!!!