Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

10 de março de 2014

As paisagens e encantamentos de Mendoza...

 Aproveitei o feriado de Carnaval e fui visitar Mendoza (Argentina),  com queridas amigas, e pude conhecer um pouco do muito que a cidade oferece. Mendoza tem um perfume no ar inebriante, doce, talvez porque tudo lá respira uvas e vinhos, azeitonas e azeites. O aroma das vinícolas, 1.200 no total, ficou grudado no minha memória olfativa e o sabor ímpar dos seus vinhos na minha memória gustativa. Aromas e sabores que deixam todos felizes.  Passear pelas belas praças com árvores frondosas, pela charmosa peatonal San Martin num vai e vem de moradores e turistas... é um charme! Os museus oferecem de boas vindas aos visitantes uvas fresquinhas, carnudas e suculentas. A cidade é notívaga, a maioria sai apenas depois das 22h e sim, os restaurantes permanecem abertos, e ao redor dos vinhos passamos dias inesquecíveis. Fotos: Márcia Toccafondo.
Amigas queridas, ótimas companhias e animadas com a viagem: Consuelo Ribas, eu, Eunice Rocha, Analzira Carneiro e Nereida Hessel Dias.
Mendoza em março está em festa e se transforma na "Capital Internacional da Vindimia" festa que conta com apresentações de 1.200 pessoas e espaço para um público de 40 mil pessoas neste teatro grego maravilhoso. Para a festa da Vindimia mais de 25.000 pessoas comparecem.
Entrada do Parque San Martin.

Este visual ímpar com as Cordilheiras dos Andes como moldura é da Vinícola da Família Zuccardi… demais!!
Além dos vinhos, provei sorvete de Malbec e gostei muito, comprei óleo corporal e cremes à base de azeite de oliva... inusitado e muito bom.

 A Fonte Dos 4 Continentes veio da França em 1911. Como estavam limpando para a festa da Vindimia, estava sem água. 


As praças também têm a beleza dos chafariz ou fontes de águas...
A Cordilheira do Andes deixa qualquer paisagem mais bonita.
Os vinhedos são protegidos pelos Alamos (ao fundo), árvores muito altas plantadas em Mendoza para evitar que os ventos frios dos Andes os maltrate.
1884 Restaurante, indo a Mendoza não deixe de ir conhecer e saborear os pratos do celebrado chef Francis Mallmann. Visual hollywoodiano, dentro da Bodega Gascon, a mais próxima do centro da cidade. 
As plantações de Alfazema são lindas e deixam um aroma perfumado no ar.

As vinhas de Malbec, a grande maioria da plantação local, são espetaculares e extremamente bem cuidadas. Cachos com muita fartura e suculência, tornam o visual apetitoso. Muitas vinhas com mais de 100 anos, ainda produzem excelentes vinhos.


Eu, na foto de Eunice Rocha.

Peatonal San Martin… passeios a pé para conhecer detalhes. 
As rosas brancas próximas as videiras contrastam com o verde ao redor.

Foto de Eunice Rocha.
Melipal Vinã & Bodega … luxo acessível.
Melipal Viña & Bodega… degustação seguida de almoço e passeio para conhecer a vinícola… tudo impecável. Na foto: Nereida Hessel Dias, Analzira Carneiro, Eunice Rocha e Márcia Toccafondo.
  Melipal Vinã & Bodega … show de visual! Foto: Márcia Toccafondo. 
Garçonetes jovens e muito agradáveis da Melipal… 
Melipal.
Que delícia poder desfrutar de tanta beleza. 
Da Bodega Catena Zapata o festejado e saboroso Angélica Zapata, gostinho delicioso de frutos vermelhos maduros.. amoras, passas, cerejas… Vinho encorpado, 100% Malbec e carregado de histórias para contar e relembrar.  
 Park Hyatt Mendoza, Hotel, Casino & Spa… Luxury!!
Hyatt Hotel.

 Jantar descontraído e alegre no Hyatt Hotel… cardápio sofisticado.
 No Hyatt, eu como boa comensal, prefiri pedir o mais que famoso e tradicional argentino "Bife de Chorizo" com chimichurri e estava suculentamente delicioso. O pappardelle de frutos do mar veio com uma bela apresentação. Sobremesas deliciosas… e o tiramissú veio cheio de sabor dentro de um copo. É claro, tudo regado a bons vinhos.
A cozinha é imensa e transparente.
Rua San Martin no centro de Mendoza… linda!

Quer beber, comer bem e se divertir? Vá para Mendoza...
Vinícola da Família Zuccardi, tradição e qualidade nos produtos fabricados. 
 As uvas Cerejas são muito consumidas na cidade e em alguns locais culturais, oferecidas gratuitamente ao público visitante.
 Vinícola Zuccardi, harmonização vinho/prato à sombra das parreiras de uvas Cerejas.
Eu com Eunice Rocha
Delicioso almoço servido à sombra das vinhas da Vinícola Zuccardi.
 Analzira Carneiro, e Márcia Toccafondo sentadas e Eunice Rocha e Consuelo Ribas, em pé. 
Delícias servidas na degustação vinho/prato da Família Zuccardi… serviço impecável!
 Ficamos impressionadas com a beleza e o diferencial da Bodega Belasco de Baquedano, da Família Belasco. A Sala de Aromas é a única na América e referência para muitos enólogos. 
 A Sala de Aromas Belasco de Baquedano é um show à parte, são 46 aromas provenientes do vinho que podemos sentir e desfrutar. Ao todo o grupo possui 3 salas de aromas no mundo, uma na Ásia, Espanha e em Mendoza. Deixo a dica para a visita.
 Senti vários aromas do vinho… experiência inesquecível.
Inalando e girando conseguimos sentir cada aroma liberado pelo vinho. 
Belasco de Baquedano. Na sala de Aromas uma exposição muito legal que mostra o processo para a produção das rolhas de cortiça, cada vez mais raras e caras, já que é produzida a partir da casca da árvore "Sobreiro", e só pode ser retirada após 30 anos.
 Defeitos do vinho.
Os aromas estão divididos em Aromas Primários, Aromas Secundários, Aromas Terciários e os Defeitos do Vinho. 
Terrazas de los Andes, do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton.
E como não se deixar levar em meio a tantas maravilhas com as Cordilheiras dos Andes ao fundo?
Ótima gastronomia argentina regada a bons rótulos.

Mesa animada de argentinos na vinícola Melipal.
TimTim!!!

Um comentário:

Antônio Claret de Rezende disse...


Márcia.
Mil parabéns. Visitar Mendoza há muito vem figurando em meus planos.
Diante do que vi, em seu blog, vou acelerar... muito em breve, lá estarei, para conhecer, me encantar, degustar seus maravilhosos vinhos, saborear as insuperáveis carnes argentinas,viver enfim um pouco daquilo que você e suas amigas viram e que magistralmente vc retratou. Obrigado pelo passeio ...que também me proporcionou!