Pular para o conteúdo principal

As paisagens e encantamentos de Mendoza...

 Aproveitei o feriado de Carnaval e fui visitar Mendoza (Argentina),  com queridas amigas, e pude conhecer um pouco do muito que a cidade oferece. Mendoza tem um perfume no ar inebriante, doce, talvez porque tudo lá respira uvas e vinhos, azeitonas e azeites. O aroma das vinícolas, 1.200 no total, ficou grudado no minha memória olfativa e o sabor ímpar dos seus vinhos na minha memória gustativa. Aromas e sabores que deixam todos felizes.  Passear pelas belas praças com árvores frondosas, pela charmosa peatonal San Martin num vai e vem de moradores e turistas... é um charme! Os museus oferecem de boas vindas aos visitantes uvas fresquinhas, carnudas e suculentas. A cidade é notívaga, a maioria sai apenas depois das 22h e sim, os restaurantes permanecem abertos, e ao redor dos vinhos passamos dias inesquecíveis. Fotos: Márcia Toccafondo.
Amigas queridas, ótimas companhias e animadas com a viagem: Consuelo Ribas, eu, Eunice Rocha, Analzira Carneiro e Nereida Hessel Dias.
Mendoza em março está em festa e se transforma na "Capital Internacional da Vindimia" festa que conta com apresentações de 1.200 pessoas e espaço para um público de 40 mil pessoas neste teatro grego maravilhoso. Para a festa da Vindimia mais de 25.000 pessoas comparecem.
Entrada do Parque San Martin.

Este visual ímpar com as Cordilheiras dos Andes como moldura é da Vinícola da Família Zuccardi… demais!!
Além dos vinhos, provei sorvete de Malbec e gostei muito, comprei óleo corporal e cremes à base de azeite de oliva... inusitado e muito bom.

 A Fonte Dos 4 Continentes veio da França em 1911. Como estavam limpando para a festa da Vindimia, estava sem água. 


As praças também têm a beleza dos chafariz ou fontes de águas...
A Cordilheira do Andes deixa qualquer paisagem mais bonita. De tirar o fôlego!
Os vinhedos são protegidos pelos Alamos (ao fundo), árvores muito altas plantadas em Mendoza para evitar que os ventos frios dos Andes os maltrate.
1884 Restaurante, indo a Mendoza não deixe de ir conhecer e saborear os pratos do celebrado chef Francis Mallmann. Visual hollywoodiano, dentro da Bodega Gascon, a mais próxima do centro da cidade. 
As plantações de Alfazema são lindas e deixam um aroma perfumado e inebriante no ar.
As vinhas de Malbec, a grande maioria da plantação local, são espetaculares e extremamente bem cuidadas. Cachos com muita fartura e suculência, tornam o visual apetitoso. Muitas vinhas com mais de 100 anos, ainda produzem excelentes vinhos.


Eu, em meio ás vinhas em foto de Eunice Rocha.

Peatonal San Martin… passeios a pé para conhecer detalhes. 
As rosas brancas próximas as videiras contrastam com o verde ao redor.


Melipal Vinã & Bodega … luxo acessível.
Melipal Viña & Bodega… degustação seguida de almoço e passeio para conhecer a vinícola… tudo impecável. Na foto: Nereida Hessel Dias, Analzira Carneiro, Eunice Rocha e Márcia Toccafondo.
  Melipal Vinã & Bodega … show de visual! Foto: Márcia Toccafondo. 
Garçonetes jovens e muito agradáveis da Melipal… 
Melipal.
Que delícia poder desfrutar de tanta beleza. 
Da Bodega Catena Zapata o festejado e saboroso Angélica Zapata, gostinho delicioso de frutos vermelhos maduros.. amoras, passas, cerejas… Vinho encorpado, 100% Malbec e carregado de histórias para contar e relembrar.  
 Park Hyatt Mendoza, Hotel, Casino & Spa… Luxury!!
Hyatt Hotel.

 Jantar descontraído e alegre no Hyatt Hotel… cardápio sofisticado.
 No Hyatt, eu como boa comensal, prefiri pedir o mais que famoso e tradicional argentino "Bife de Chorizo" com chimichurri e estava suculentamente delicioso. O pappardelle de frutos do mar veio com uma bela apresentação. Sobremesas deliciosas… e o tiramissú veio cheio de sabor dentro de um copo. É claro, tudo regado a bons vinhos.
A cozinha é imensa e transparente.
Rua San Martin no centro de Mendoza… linda!

Quer beber, comer bem e se divertir? Vá para Mendoza...
Vinícola da Família Zuccardi, tradição e qualidade nos produtos fabricados. Vinhos especiais!
 As uvas Cerejas são muito consumidas na cidade e em alguns locais culturais, oferecidas gratuitamente ao público visitante.
 Vinícola Zuccardi, harmonização vinho/prato à sombra das parreiras de uvas Cerejas.
Eu com Eunice Rocha
Delicioso almoço servido à sombra das vinhas da Vinícola Zuccardi.
 Analzira Carneiro, e Márcia Toccafondo sentadas e Eunice Rocha e Consuelo Ribas, em pé. 
Delícias servidas na degustação vinho/prato da Família Zuccardi… serviço impecável!
 Ficamos impressionadas com a beleza e o diferencial da Bodega Belasco de Baquedano, da Família Belasco. A imperdível visita à Sala de Aromas que é a única na América e referência para muitos enólogos. Fantástica!!
 A Sala de Aromas Belasco de Baquedano é um show à parte, são 46 aromas provenientes do vinho que podemos sentir e desfrutar. Ao todo o grupo possui 3 salas de aromas no mundo, uma na Ásia, Espanha e em Mendoza. Deixo a dica para a visita.
 Senti vários aromas do vinho… experiência agregadora e inesquecível.
Inalando e girando conseguimos sentir cada aroma liberado pelo vinho. 
Belasco de Baquedano. Na sala de Aromas uma exposição muito legal que mostra o processo para a produção das rolhas de cortiça, cada vez mais raras e caras, já que é produzida a partir da casca da árvore "Sobreiro", e só pode ser retirada após 30 anos.
 Defeitos do vinho.
Os aromas estão divididos em Aromas Primários, Aromas Secundários, Aromas Terciários e os Defeitos do Vinho. 
Terrazas de los Andes, do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton.
E como não se deixar levar em meio a tantas maravilhas com as Cordilheiras dos Andes ao fundo?
Ótima gastronomia argentina regada a bons rótulos.

Mesa animada de argentinos na vinícola Melipal.
TimTim!!!