Centro Europeu lança primeiro MBA em Mercado de Luxo do Sul do Brasil...

Com duração de 20 meses, curso vai preparar profissionais para atender segmento em expansão
 Curitiba é hoje a quarta capital do Brasil em volume de negócios no mercado de luxo. Segundo pesquisa da GFK e da MCF Consultoria, em 2009, apenas 8% dos executivos do setor citavam a capital do Paraná como mercado promissor. Em 2010, o número saltou para 22%. Em termos de importância no ramo, a cidade perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Para preparar profissionais que atendam a esse mercado, o Centro Europeu lança no próximo dia 3, o MBA em Gestão do Mercado de Luxo. O programa, em parceria com a Maison du Luxe e a Uninter, é o primeiro do sul do País. Com duração de 20 meses, o MBA terá carga horária de 528 horas semanais. Entre as disciplinas estão Percepção de Luxo (módulos básico e avançado); O Mercado de Luxo no Brasil; Cultura do Luxo: Origem, Evolução e Conceitos; A Gestão das Marcas de Luxo;  Antropologia do Luxo; e Falsificação, Marcas, Patentes e Franquias. O curso também oferecerá visitas técnicas a marcas importantes do mercado nacional e internacional.
Segundo Claudio Diniz, coordenador do curso, a grade curricular foi construída a partir das necessidades profissionais desse setor, após consulta feita junto a gestores e executivos do segmento. "O MBA vai preparar as pessoas que já trabalham ou que desejam trabalhar neste mercado. E mercado de luxo não é só moda, mas também construção civil, alta gastronomia, hotelaria e beleza, como o segmento de cosméticos", explica. Por isso, o MBA vai atender a diversos profissionais, como designers, economistas, administradores, relações públicas, publicitários, jornalistas, chefs e outros.
Diniz lembra que Curitiba tornou-se estratégica neste mercado. Estudo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a capital paranaense é a que mais tem veículos de luxo por habitante. Desde o ano passado, a cidade já conta com lojas das marcas Louis Vuitton, Prada, Burberry e Armani. O residencial Palazzo Lumini, um dos mais novos empreendimentos imobiliários da cidade, vai contar com 29 apartamentos com 1.440 m2 de área total cada e 874 de área privativa, em uma torre de 36 pavimentos. Piscina exclusiva para cada unidade, campo de golfe, serviço de gastronomia 24h, spa e heliponto completam a estrutura. O valor de cada apartamento, segundo informa a revista Istoé Dinheiro, é de R$ 14 milhões.

"Quando se fala em luxo, se pensa em ostentação e glamour, mas luxo é também gestão", destaca Diniz. "Quem trabalha neste mercado tem de ter os pés no chão. É preciso estar atento aos pequenos detalhes, porque as expectativas do cliente deste mercado são muito altas e o profissional tem de estar preparado para isso", analisa.
Professores:
O corpo docente é uma das forças do curso. Entre os profissionais do segmento selecionados para lecionar estão nomes como Pascal Portanier, PhD em Luxury pela Universidade de Nice, na França e professor do London College of Fashion; Clotilde Perez, PhD em Semiótica pela PUC-SP; Artur Grisanti Mausbach, doutor pela Escola de Arte e Design da Royal College of Art, de Londres, Inglaterra; Susane Garrido, reitora da Universidade Estácio; Sonia Helena Santos, que coordenou por nove anos o MBA Gestão do Luxo da FAAP; João Braga, referencia em moda no Brasil; André D’Angelo, autor do livro Precisar não precisa; e Kathia Castilho, autora do livro O novo luxo.
O Centro Europeu já possui um curso regular voltado à Gestão do Luxo, com duração de um semestre e 84 horas semanais. “O MBA é um passo além na formação dos profissionais desse mercado, com um caráter de especialização lato-sensu, de modo a preparar academicamente os profissionais que desejam se inserir neste setor em franca expansão”, completa Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu.
MBA em Gestão de Mercado de Luxo
Duração: 20 meses
Mensalidade: R$ 1.990,00
Onde: Centro Europeu – Rua Brigadeiro Franco, 1.700, Curitiba, PR
Telefone: 41 3222 6669
 (Divulgação).

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