Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

3 de fevereiro de 2014

Centro Europeu lança primeiro MBA em Mercado de Luxo do Sul do Brasil...

Com duração de 20 meses, curso vai preparar profissionais para atender segmento em expansão
 Curitiba é hoje a quarta capital do Brasil em volume de negócios no mercado de luxo. Segundo pesquisa da GFK e da MCF Consultoria, em 2009, apenas 8% dos executivos do setor citavam a capital do Paraná como mercado promissor. Em 2010, o número saltou para 22%. Em termos de importância no ramo, a cidade perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Para preparar profissionais que atendam a esse mercado, o Centro Europeu lança no próximo dia 3, o MBA em Gestão do Mercado de Luxo. O programa, em parceria com a Maison du Luxe e a Uninter, é o primeiro do sul do País. Com duração de 20 meses, o MBA terá carga horária de 528 horas semanais. Entre as disciplinas estão Percepção de Luxo (módulos básico e avançado); O Mercado de Luxo no Brasil; Cultura do Luxo: Origem, Evolução e Conceitos; A Gestão das Marcas de Luxo;  Antropologia do Luxo; e Falsificação, Marcas, Patentes e Franquias. O curso também oferecerá visitas técnicas a marcas importantes do mercado nacional e internacional.
Segundo Claudio Diniz, coordenador do curso, a grade curricular foi construída a partir das necessidades profissionais desse setor, após consulta feita junto a gestores e executivos do segmento. "O MBA vai preparar as pessoas que já trabalham ou que desejam trabalhar neste mercado. E mercado de luxo não é só moda, mas também construção civil, alta gastronomia, hotelaria e beleza, como o segmento de cosméticos", explica. Por isso, o MBA vai atender a diversos profissionais, como designers, economistas, administradores, relações públicas, publicitários, jornalistas, chefs e outros.
Diniz lembra que Curitiba tornou-se estratégica neste mercado. Estudo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a capital paranaense é a que mais tem veículos de luxo por habitante. Desde o ano passado, a cidade já conta com lojas das marcas Louis Vuitton, Prada, Burberry e Armani. O residencial Palazzo Lumini, um dos mais novos empreendimentos imobiliários da cidade, vai contar com 29 apartamentos com 1.440 m2 de área total cada e 874 de área privativa, em uma torre de 36 pavimentos. Piscina exclusiva para cada unidade, campo de golfe, serviço de gastronomia 24h, spa e heliponto completam a estrutura. O valor de cada apartamento, segundo informa a revista Istoé Dinheiro, é de R$ 14 milhões.

"Quando se fala em luxo, se pensa em ostentação e glamour, mas luxo é também gestão", destaca Diniz. "Quem trabalha neste mercado tem de ter os pés no chão. É preciso estar atento aos pequenos detalhes, porque as expectativas do cliente deste mercado são muito altas e o profissional tem de estar preparado para isso", analisa.
Professores:
O corpo docente é uma das forças do curso. Entre os profissionais do segmento selecionados para lecionar estão nomes como Pascal Portanier, PhD em Luxury pela Universidade de Nice, na França e professor do London College of Fashion; Clotilde Perez, PhD em Semiótica pela PUC-SP; Artur Grisanti Mausbach, doutor pela Escola de Arte e Design da Royal College of Art, de Londres, Inglaterra; Susane Garrido, reitora da Universidade Estácio; Sonia Helena Santos, que coordenou por nove anos o MBA Gestão do Luxo da FAAP; João Braga, referencia em moda no Brasil; André D’Angelo, autor do livro Precisar não precisa; e Kathia Castilho, autora do livro O novo luxo.
O Centro Europeu já possui um curso regular voltado à Gestão do Luxo, com duração de um semestre e 84 horas semanais. “O MBA é um passo além na formação dos profissionais desse mercado, com um caráter de especialização lato-sensu, de modo a preparar academicamente os profissionais que desejam se inserir neste setor em franca expansão”, completa Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu.
MBA em Gestão de Mercado de Luxo
Duração: 20 meses
Mensalidade: R$ 1.990,00
Onde: Centro Europeu – Rua Brigadeiro Franco, 1.700, Curitiba, PR
Telefone: 41 3222 6669
 (Divulgação).

Nenhum comentário: