Pular para o conteúdo principal

A enóloga Filipa Pato em Curitiba...




Tive a feliz oportunidade de estar ao lado de  Filipa Pato uma das enólogas mais influentes de Portugal - por duas vezes. Encontro como sempre, agradável e muito produtivo. Filipa encanta pela simpatia,  acessibilidade e carisma. Seus vinhos são saboreados em mais de 20 países se colocando entre os preferidos de restaurantes top. Filipa veio ao país, onde cumpre agenda de trabalho em cinco capitais, a convite das importadoras Porto a Porto e Casa Flora. Em Curitiba, o encontro com a imprensa e formadores de opinião, foi no elegante e delicioso restaurante KAN, que arrancou de Filipa os melhores elogios: ambiente acolhedor, gastronomia excelente e ótimo serviço… ou seja: Tudo!!  Fotos por Márcia Toccafondo.
Os rótulos degustados durante o jantar: Brancos, FP Bical & Arinto e Nossa Calcário, os tintos FP Baga e Nossa Calcário e, os espumantes, Rosé, Rosé Brut Nature e Blanc de Blancs. Os vinhos 3bB, FP e Nossa, são sempre premiados … merecidamente!
Da importadora Porto a Porto: Camila Podolak e consultor de vinhos Flávio Bin, com a winemaker Filipa Pato
 Marian Guimarães, Eunice Rocha e Filipa Pato. 
 Eu também tietei ao lado da enóloga Filipa Patoque se dedica com paixão à criação de vinhos saborosos na Bairrada.
 Os cuidados e agrados com a imprensa foram perfeitos.
Para harmonizar com o Vinho 3B Rosé de Filipa Pato, selecionado para o "top 20" de Katie Bell, na revista FORBES, foi servido Carpaccio de salmão ao molho de maracujá e robalo com rúcula e azeite, com sushis de camarão, haddock, acelga e jow com ovas.  Maravilhoso!!!
O FP Bical Branco saboreamos com o Salmão no alumínio com abacaxi, shimeji, alho poró e brócolis, abafados com sake, shoyo e vinho branco. Perfeita harmonização.
FP Baga Tinto foi servido com o Robata (espetinho) de cordeiro e shitake com pincelada de mel e gengibre.  
O Nossa Calcário Tinto foi degustado com o Mignon grelhado com crosta de gergelin, acompanhado de yakimeshi (risotinho) de ovos mexidos e nirá (broto de alho poró japonês) puxado na panela wok. Filipa comentou que o vinho leva o nome "Nossa" em homenagem aos brasileiros que quando gostam de algo já comentam: Nossa! E eu gostei! 
 A sobremesa espetacular foi creme branco espumante com amoras flambadas. nhan!nhan!
 O vinho espumante "3b Blanc de Blancs"… deve ser provado, degustado lentamente e dividido com quem você gosta ou mesmo com amigos para comemorar bons momentos. Nesse verão escaldante, deve ser servido geladinho e em taças para champagne, de preferência "tulipa", é muito saboroso. O aroma é frutado, agradável e com belo perlage.  O Blanc de Blancs é produzido com bagas selecionadas Bical e Maria Gomes , 12,5% álcool. 
Filipa Pato, engajada em abordar as razões que motivaram a mudança de seus rótulos e que preza por vinhos autênticos, dividirá sua estada no Brasil, entre reuniões com representantes, empresários e força de vendas dos principais estabelecimentos que comercializam seus vinhos, além de realizar encontros com jornalistas. A agenda de Filipa teve início no Rio de Janeiro, no dia 03 de fevereiro, seguida por São Paulo, no dia 05, ontem, em Curitiba, no dia 10, Florianópolis no dia 11 e Porto Alegre no dia 12 de fevereiro, de onde regressa a Portugal.