Pular para o conteúdo principal

IV Jantar às Escuras de Curitiba - experiência sensorial fantástica!!

O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e a Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU) promoveram na última terça-feira, 15, no Espaço Torres, a quarta edição do Jantar às Escuras - evento beneficente de sensibilização para a causa das pessoas com deficiência. O jantar contou com o apoio da Fundacão de Ação Social (FAS) e da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência. Fotos por Márcia Toccafondo.
 O Prefeito Gustavo Fruet com a esposa Márcia Fruet, presidente da FAS-Fundacão de Assistência Social. Fruet falou sobre a importância da inclusão social e que a Prefeitura dará o apoio necessário para realização de projetos como este, que visam a conscientização da sociedade em prol da pessoa com deficiência e salientou: "o que vai unir o poder público é trabalhar com causas, com conceitos, com projetos como este." 
 Márcia Fruet, presidente da FAS-Fundacão de Assistência Social, com Francisca Cury, Presidente do IPCC- Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.
O Jantar às Escuras é uma verdadeira experiência sensorial, afinal somos privados, mesmo que por pouco tempo, de um dos nossos sentidos: neste caso, a visão. Quando temos que caminhar com olhos vendados, sentir-nos desprotegidos, inseguros; o corpo e o psicológico reage às sensações quando tocamos na escuridão texturas, diversos materiais, fitas que caem sobre o nosso rosto e nos incomodam,  sensação aflitiva! Comer sem enxergar e sem saber o que vamos provar. Mas o legal é entregar-se de corpo e alma a esta experiência gratificante. Eu participei de todas as edições do Jantar às Escuras e recomendo... imperdível!!
 Para a recepção dos convidados... máscaras e roupas pretas!
 Os curitibanos participam mais a cada ano e o espaço teve que ser aumentado para acomodar as 350 pessoas presentes. show!!




 Muitas fotos tirei no escuro e outras pedi a ajuda dos garçons...

Andrea Koppe, presidente da UNILEHU, vereador Paulo Salamuni, Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, com a esposa e presidente da FAS, Márcia Fruet, Mirella Prosdócimo, Secretária Municipal da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência - um exemplo para todos nós, e Francisca Cury, presidente do IPCC.
Jorge de Oliveira, Henrique Klueger, Eda Melo e Silva, Márcia Fruet, Maria das Neves Turmina e Camilo Turmina.
Assinado pelo chef curitibano Fredy Ferreira, o maior desafio foi em relação ao prato de entrada, já que os convidados permaneceram vendados neste momento. "Costumamos usar todos os sentidos na hora de fazer as refeições, por isso, na ausência de um deles, temos que buscar estimular os demais" explicou Fredy. "Quis brincar um pouco com o paladar dos convidados, por isso apostei na textura dos alimentos e no uso de diferentes molhos. O risoto de maçã com queijo brie também acabou provocando os sentidos através do choque de sabores". concluiu o chef! A entrada fotografei no escuro.