Pular para o conteúdo principal

Prêmio Bom Gourmet 2013 com o chef Erick Jacquin...

O Prêmio Bom Gourmet, idealizado pela Gazeta do Povo, é uma das mais importantes do setor premiando os melhores pratos de Curitiba e o Sabor Popular de Londrina e Maringá. Com coktail para 600 convidados, evento aconteceu na noite do último dia 11, no Buffet Nuvem de Coco. Este ano a entrega do prêmio foi comandada pelo mega chef Erick Jacquin,  que usou de muito bom humor, para chamar a atenção dos convidados que insistiam em conversar durante a premiação - o que foi lamentável em se tratando de um evento tão importante para a gastronomia paranaense. Um grupo de 144 personalidades da sociedade, que frequentam bares e restaurantes formaram o corpo de jurados e ajudaram a definir os premiados, e eu estou incluída com muito orgulho! Fotos: Márcia Toccafondo.
 O chef francês radicado no Brasil Erick Jacquin,  foi o convidado para ser o mestre de cerimônias da premiação. Jacquin tem uma trajetória de sucesso tanto na França quanto no Brasil, país que o acolheu em 1995. No Brasil, fez história à frente de casas como a Le Coq Hardy, a Le Buteque (ambiente mais informal) e, principalmente, a La Brasserie, habitué em listas de melhores pratos e restaurantes de São Paulo. Foi o primeiro cozinheiro da América Latina a receber o título de Maître Cuisinier de France, uma alta honraria concedida a chefs que difundem a gastronomia francesa no mundo. Recentemente, Jacquin se lançou em mais uma empreitada, em paralelo ao La Brasserie, o Tartar & Co. A profissão de chef mudou muito, ganhou mais importância na sociedade e na economia, e Curitiba acompanhou estas mudanças. O Prêmio Bom Gourmet é a maior prova disso”, opina Erick Jacquin, que há anos acompanha o setor na cidade, tendo assinado o primeiro menu do restaurante C La VieNa foto ao lado de Andréa Sorgenfrei, gerente do núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo 
O concurso deste ano é resultado do amadurecimento do setor da gastronomia com o amadurecimento do Prêmio Bom Gourmet, que chega à quarta edição. Um é reflexo do outro”, diz Ana Amélia Filizola, vice-presidente do GRPCOM. Quatro categorias estreiaram na premiação 2013: Peixe, Delivery, Bufê e Carta de Cervejas. Além delas, continuam as categorias Couvert, Entrada, Prato Principal, Sobremesa, Café, Adega, Pizza, Petisco, Sanduíche, Massa, Carne, Asiático, Pão e Chocolate, que fazem parte da modalidade Sabor Especial.
Andréa Sorgenfrei, gerente do núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, usou um pretinho nada básico com paetês e transparências, must have da estação. Andréa destaca a responsabilidade de organizar o Prêmio. “é um projeto muito criterioso, desde a escolha dos jurados, que devem representar a sociedade, até a conferência das informações e produção da revista. A gastronomia de Curitiba não se limita ao Prêmio, mas ele certamente é um bom retrato dela”.
Os chefs renomados e os estreantes da alta gastronomia também foram premiados. Na categoria Chefs 5 Estrelas foram divulgados os cinco destaques de Curitiba. Também foi conhecido o melhor cozinheiro recém-formado na prova dos Novos Talentos. Os recém-formados de escolas de gastronomia em Curitiba foram desafiados em uma prova prática e avaliados por um júri especializado. Para conhecer todos os premiados, com as devidas categorias, acessehttp://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/premiobomgourmet/2013/vencedores
 Elza Lemanski, com o casal Dirce e  Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Fabíola Bacila, Belkis Bacila e Cinthia Bacila.
O casa Renata e l Délio Canabrava recebeu o Prêmio Bom Gourmet na categoria Melhor Sabor Popular de Curitiba com a torta Banoffi, produzida pela doceria que leva o mesmo nome. Casal premiado da gastronomia curitibana.
Analzira Carneiro, o presidente da Abrasel-PR Marcelo Woellner Pereira e Bruno Draghi, do Armazém Italiano.
Maria Augusta (Guta Volpi) com o marido Angelo Volpi Neto
Chef Celso Freire com a esposa Cristina e o presidente da Porto-A-Porto, Pedro de Oliveira.
A editora do Bom Gourmet, Deise Campos, estava elegante com vestido preto e branco e sapatos vermelhos. O corte moderno dos cabelos também chamou a atenção.
Cerca de 600 pessoas compareceram no belo espaço do Buffet Nuvem de Coco, com serviço impecável.
 A mesa de doces foi assinada por Silvia Frandsen e atraiu os convidados como abelhas no mel. Tudo lindo e delicioso!