Pular para o conteúdo principal

ILE DE FRANCE... 60 anos de tradição em bem servir...

Não é preciso viajar até a França para saborear uma excelente gastronomia francesa. Em Curitiba, temos o Ile de France, um pedacinho da França no coração dos curitibanos. E por lá tem muita histórias e feitos para contar... afinal, o restaurante está comemorando 60 anos ininterruptos de dedicação à boa mesa, capricho e tradição. Quem de nós não tem uma história para se lembrar do Ile de France? Me lembro que quando vim do interior para morar em Curitiba, aos 17 anos, o restaurante já era um sonho de consumo. E eu ficava imaginando o quão maravilhoso deveria ser, porque era o local mais comentado da época. Demorei para conhecer, porque estudante e sem dinheiro... era realmente um sonho distante. Mas assim que pude, lá estava eu me fartando das delícias da casa. O Ile não perdeu o encantamento jamais, e a decoração tem a tradição dos rebuscados detalhes e rococós dos Palácios do Vale do Loire. Das paredes vermelhas, tecidos nas paredes e lambris de madeira de lei. O restaurante já faz parte do tour para quem desembarca em Curitiba. Chic, porém sem ostentação! Fotos por Márcia Toccafondo.
O casal Jean Paul Decock e Clara Chao, proprietários do Ile, recebe os clientes com muito carinho e atenção desde 1975, quando assumiram o restaurante que era do pai de Jean Paul, desde 1953. 
Nesta terça-feira, 06 de agosto, o casal recebeu a imprensa local para um brinde borbulhante, seguido de jantar maravilhoso, em comemoração aos 60 anos da casa. Estive lá e adorei!!
Um brinde aos 60 anos do Ile de France!! Vida longa aos aromas e sabores franceses!
Indo ao Ile de France somos muito bem servidos pelos garçons que lá estão há muitos anos, como João Bauer, que tem 38 anos de casa e Wilson de Farias, há 22 anos trabalhando para o casal. Mais um aval de credibilidade e do bom atendimento. Finos e elegantes. Maravilha!!
 Para nós, felizes convidados, após o couvert foi servido de entrada: Salade d'artichaut. Sabores temperados na medida certa e regados a bom champagne para acompanhar.
 O Coquille Saint Jacques, um clássico da cozinha francesa,  causou suspiros na mesa... estava realmente deslumbrante!
 Filet de Poisson au caviar... harmonização perfeitra entre o trio.
Tournedos aux Cèpes à la Creme de Truffes... inebriou os convidados com o aroma maravilhoso da trufa. E sempre digo... não basta servir um mignon, tem que saber deixá-lo no ponto certo - douradinho por fora e vermelho por dentro. Delícia!! Para harmonizar vinho/prato, o saboroso vinho francês Chãteau Reynon, Denis Dubourdieu, 2010. Nascidos um para o outro. 
E como bom francês... finalizamos comendo o Profiterole au chocolat... casquinha fina e crocante (choux), sorvete e calda de chocolate exageradamente deliciosa!! Peço bis!!
O Ile de France fica no endereço da Praça 19 de Dezembro, numa casa que é só charme, com dois andares, e que ostenta uma mini Torre Eiffel, símbolo de Paris e da França, iluminada no topo do restaurante. http://www.restauranteiledefrance.com.br