Quem sou eu

Minha foto
Este blog nasceu em fevereiro de 2008, para postar eventos em geral, assuntos referentes ao universo da moda, beleza, gastronomia e vinhos.

26 de setembro de 2012

Confraria Feminina do Vinho de Curitiba setembro 2012...


A  Confraria Feminina do Vinho de Curitiba se reuniu em setembro 2012 na Vino Batel, e o tema para a noite foi quanto a categoria dos vinhos brancos.  Os trabalhos foram conduzidos pela confreira Isabel Pudles. Pudemos analisar na degustação as 3 categorias de vinhos brancos:  1. Leves e Refrescantes, são frescos e picantes, delicadamente perfumados, com aromas de maçã, frutas cítricas, ervas e minerais. Possuem cor clara, com tons que variam do limão ao dourado claro. Para a análise desta categoria provamos o Chablis 2010, da Laroche Borgonha, 100% Chardonnay, 12% álcool, mantido em tonéis de aço inoxidável para conservar o frescor e o sabor frutado refrescante. O segundo vinho entrou na categoria 2. Suculentos e Aromáticos - são brancos vibrantes, exuberantes, com toques de limão e florais. Possuem boa acidez para equilibrar a fruta e o final é longo e agradável. Provamos para esta categoria o Schubert 2011, Sauvignon Blanc, 13% álcool, da Nova Zelândia. Delicioso no olfativo e no gustativo. Agradou geral!! Na categoria 3. Encorpados e Opulentos degustamos o Newton Johnson 2009, Chardonnay, 13% álcool. A acidez e a fruta são percebidos antes mesmo de levá-lo ao nariz, é suculento e muito aromático. Os brancos desta categoria possuem estrutura firme e podem parecer oleosos em boca. O aroma pode variar de maçã madura, damasco, pêssego, abacaxi maduro, manga, com toques defumado, pão quente e baunilha. Os sabores são mais complexos e intensos do que as duas  categorias anteriores. Fotos por Márcia Toccafondo.
Em meio a muitas taças para degustar os brancos conforme as suas categorias: Isabel Pudles, Suely Rita Martinez, Mônica Meira, Maria do Carmo Bado, Marlene Beck, Eunice Rocha, Analzira Carneiro, Márcia Toccafondo e Marian Guimarães e a enóloga Sandra Zottis.
 Isabel Pudles e a enóloga e presidente da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, Sandra Zottis.
As confreiras Márcia Toccafondo e Marian Guimarães pontuaram para o Chablis 2010: 85 e 88. Para o Schubert: 92 e 88, e para o Newton Johnson: 90 e 88, respectivamente.
Mônica Meira e Maria do Carmo Bado deram as seguintes notas: Para o Chablis: 90 e 92. Para o Schubert: 92 e 93 e para o Newton Johnson: 92 e 89, respectivamente. Ou seja os vinhos agradaram a todas as confreiras, não tendo nenhuma nota desta vez, abaixo de 80. 
Nossos encontros são sempre muito agradáveis e cercados por ótimos vinhos e boa conversa. TimTim!!
E como a conversa estava boa e os vinhos não podem parar, pedimos o branco frutado e saboroso La Croix Carbonnieuz 2009, do Château Carbonnieux, localizado apenas 10 quilômetros da cidade de Bordeaux. A noite foi show!!

3 comentários:

Ana Teresa Londres disse...

Oi Márcia, ótimo relato da confraria! Pena eu que não pude participar! bjs
Ana

Ana Teresa Londres disse...

Oi Marcia, ótima postagem! Pena que não pude comparecer. bjs Ana

Ana Teresa Londres disse...

Oi Marcia, ótima postagem! Pena que não pude comparecer. bjs Ana2