Pular para o conteúdo principal

Confraria Feminina do Vinho de Curitiba setembro 2012...


A  Confraria Feminina do Vinho de Curitiba se reuniu em setembro 2012 na Vino Batel, e o tema para a noite foi quanto a categoria dos vinhos brancos.  Os trabalhos foram conduzidos pela confreira Isabel Pudles. Pudemos analisar na degustação as 3 categorias de vinhos brancos:  1. Leves e Refrescantes, são frescos e picantes, delicadamente perfumados, com aromas de maçã, frutas cítricas, ervas e minerais. Possuem cor clara, com tons que variam do limão ao dourado claro. Para a análise desta categoria provamos o Chablis 2010, da Laroche Borgonha, 100% Chardonnay, 12% álcool, mantido em tonéis de aço inoxidável para conservar o frescor e o sabor frutado refrescante. O segundo vinho entrou na categoria 2. Suculentos e Aromáticos - são brancos vibrantes, exuberantes, com toques de limão e florais. Possuem boa acidez para equilibrar a fruta e o final é longo e agradável. Provamos para esta categoria o Schubert 2011, Sauvignon Blanc, 13% álcool, da Nova Zelândia. Delicioso no olfativo e no gustativo. Agradou geral!! Na categoria 3. Encorpados e Opulentos degustamos o Newton Johnson 2009, Chardonnay, 13% álcool. A acidez e a fruta são percebidos antes mesmo de levá-lo ao nariz, é suculento e muito aromático. Os brancos desta categoria possuem estrutura firme e podem parecer oleosos em boca. O aroma pode variar de maçã madura, damasco, pêssego, abacaxi maduro, manga, com toques defumado, pão quente e baunilha. Os sabores são mais complexos e intensos do que as duas  categorias anteriores. Fotos por Márcia Toccafondo.
Em meio a muitas taças para degustar os brancos conforme as suas categorias: Isabel Pudles, Suely Rita Martinez, Mônica Meira, Maria do Carmo Bado, Marlene Beck, Eunice Rocha, Analzira Carneiro, Márcia Toccafondo e Marian Guimarães e a enóloga Sandra Zottis.
 Isabel Pudles e a enóloga e presidente da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, Sandra Zottis.
As confreiras Márcia Toccafondo e Marian Guimarães pontuaram para o Chablis 2010: 85 e 88. Para o Schubert: 92 e 88, e para o Newton Johnson: 90 e 88, respectivamente.
Mônica Meira e Maria do Carmo Bado deram as seguintes notas: Para o Chablis: 90 e 92. Para o Schubert: 92 e 93 e para o Newton Johnson: 92 e 89, respectivamente. Ou seja os vinhos agradaram a todas as confreiras, não tendo nenhuma nota desta vez, abaixo de 80. 
Nossos encontros são sempre muito agradáveis e cercados por ótimos vinhos e boa conversa. TimTim!!
E como a conversa estava boa e os vinhos não podem parar, pedimos o branco frutado e saboroso La Croix Carbonnieuz 2009, do Château Carbonnieux, localizado apenas 10 quilômetros da cidade de Bordeaux. A noite foi show!!