Pular para o conteúdo principal

Requintado Restaurante Durski...

O que já era bonito agora ficou lindo! O Restaurante Durski ganhou roupagem nova e chique para receber os exigentes curitibanos, visitantes do Brasil e mundo a fora. A casa, que fica no charmoso endereço na Avenida Jaime Reis, 254, próximo ao Largo da Ordem, e ostenta muitos e merecidos prêmios, recebeu convidados e imprensa para conhecer as novidades. O Durski reabre para o público nesta terça-feira, dia 05 de julho. A nova decoração leva a assinatura impecável da arquiteta Kethlen Durski, esposa do chef Júnior Durski, sócio-proprietário dos Restaurantes Madero e Durski. Fotos por Márcia Toccafondo. 
 Decoração sofisticada na medida certa nos tons de branco e fendi. Belíssimo!
O chef Júnior Durski, que aposta na simplicidade e nos temperos brasileiros para dar mais sabor aos seus pratos elaborados, com o consultor de vinhos da casa, Jorge Ferlin, na premiadíssima adega.
Prestigiando a noite de comemoração do Durski: o chef Márcio Silva, diretor do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, Tuxa Gonçalves que vai emprestar sua experiência para o Madero Burger & Grill da Praça Espanha e o renomado estilista Jefferson Kulig.
No Durski o cliente assíduo tem tratamento personalizado. Possui talheres de prata com gravação do nome e guardanapos de linho idem! O cardápio também é diferenciado, o masculino vem com preços e o feminino é impresso sem ele, questão de elegância que mantem a ideia de cavalheirismo tão raro nos dias de hoje. Adoro!
Para começar a noite pães artesanais, manteiga francesa, geleia de frutas vermelhas, molho goulash. Complementos: mini pastéis de queijo brie francês e tiraditos de linguado. Para as entradas o delicioso champagne Deutz Brut Classic... de perlage impecável! O serviço também é fino, um prato mais lindo que o outro, diferentes e sofisticados e talheres em prata. Para tira gosto... sorbet de abacaxi.
Primeiro prato: Camaroes Rosa da Baía de Guaratuba, grelhados, servido com spaghetti fresco e azeite de olive Cortes de Cima.
Harmozinado com o vinho branco Château Reynon Sauvignon Blanc 2009, produzido na região Bordeaux. Saboroso, muito aromátrico, equilibrado e encorpado. Álcool: 13.0%. Ótimo custo/benefício.
Segundo prato: Linguado baía de Guaratuba apresentado de três maneiras distintas, servido com arroz branco. Delícia e precisa dizer mais?
Sorbet de framboeza para aguardar o terceiro prato... caprichos de chef!
Terceiro pratoPaleta de leitão assada no forno, servida com farofa de damascos e uvas passas. O feijão branco com temperos especiais acompanhou.
O Duorum Colheita 2007 foi o escolhido para harmonizar com a paleta de leitão. Produzido na região do Douro, com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta  Roriz, graduação alcóolica: 13,5% vol. Linda cor e aroma delicioso de frutos maduros. Ótima escolha!
Eleita a melhor sobremesa de Curitiba pelo Bom Gourmet da Gazeta do Povo e pela Veja Curitiba, o Petit gâteau de doce de leite arrasou como sempre, no sabor e na bela apresentação. Huuummmm!!!
Para degustar a sobremesa o consultor de vinhos escolheu o Porto Messias 10 anos...licoroso, gostoso e produzido na região do Douro. É um assemblage produzido com as castas: Touriga Nacional (uva nobre de Portugal), Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca. Teor alcóolico: 20%. De cor linda meio alaranjada e com sabor de uvas passas e frutas secas. Precioso!
A Adega Durski possui rótulos raros como Domaine de La Romanée-Conti,  Chateau Lafite Rotschild, e o suntuoso Chateau Haut-Brion de 1934, Chateau D´Yquem, entre outros.