Pular para o conteúdo principal

Os Chilenos Viu Manent para Curitiba...

O local escolhido pela vinícola chilena Viu Manent para a apresentação dos vinhos em Curitiba, foi o tradicionalíssimo Bar do Victor. O enólogo Juan Pablo conduziu e comentou a degustação dos vinhos comercializados pela Casa da França em Curitiba para os felizes convidados, seguida de harmonização com os deliciosos pratos da casa pilotados pelo chef Claudinei. Na foto acima, Eduardo Sokoloski Júnior, enófilo e proprietário da Casa da França, o enólogo Juan Pablo, Niels Bosner, sócio-diretor da Hannover Vinhos e Francisco Urban, da rede Victor em Curitiba. Fotos por Márcia Toccafondo.
Entre os vinhos degustados toda a elegância e sabor consistente e persistente dos vinhos Viu Manent: Viu 1 2006 - 6a.Edição (94% Malbec e 6% Cabernet Sauvignon, colheita manual em 03 de maio de 2006. Amadurecido em barris de carvalho de primeiro uso durante 20 meses, sendo 98% carvalho francês e 2% carvalho americano. De imensa cor violácia, sedutores aromas de groselha e ameixa, combinados com café e toque de especiarias doces. No paladar ressaltam sabores de chocolate, cerejas maduras e trufas. (Divino!!). (Preço aproximado: R$320,00, na Casa França. Outro vinho que apreciei muito foi o Vibo 2007 Malbec, 14,4% álcool, edição limitada de 16.502 unidades engarrafadas no dia 17 de Novembro de 2008 (100% Malbec, desta primeira edição do Vibo, foram colhidas em caixas de 20kg entre os dias 13 a 26 de abril de 2007. Muito equilibrado, posudo e com taninos muitos macios. 18 meses em carvalho francês de primeiro uso. Intensa cor purpúrea com aromas de cereja madura, framboesa e toque de canela. Em boca destaque para a saborosa geléia de mirtilo, e gostinho de café torrado. Final complexo e persistente. Preço na Casa da França: R% 180,00.
A Viu Manent é uma bodega chilena que pertence à família Viu desde 1935 e está presente em mais de trinta países em todos os continentes. No ano de 2010, a Viu Manent completou 75 anos de qualidade e tradição e para comemorar a data especial, a companhia lançou seu vinho ícone Carmenre, nomeado de "El Incidente". Provei e amei!!
Para iniciar a degustação foi servido o refrescante Espumante Casa da França Brut, 2010 (37% Pinot Noir, 7% Pinot Meunier e 56% chardonnay, metodo Charmat, com teor alcóolico de 11,3%. De perlage fina e intensa, foi muito bem harmonizado com a salada de polvo com batatas ao azeite de limão siciliano. Saborosíssimos!
 Vieiras envolvidas em parma ao molho de laranja - crostini ao lemon pepper. Chef Claudinei arrasou no menu.
O Viu Manent Sauvignon Blanc Reserva Estate ganhou a companhia do delicioso Creme de pupunha com camarões desidratados.
O Bife de Ancho ao molho de gorgonzola e legumes ao vapor foi degustado com o elegante e suculento Vibo 2007.
Para acrescentar mais sabor à Paleta de Cordeiro assada com batatas à provençal foi escolhido o Viu Manent Viu 1. Feitos sob medida em sabores e aromas.
O licoroso Viu Manent Noble Semillon-Botrytis Selection, de sabor gostoso que só ele, foi degustado com o Titamisú ai frutti di bosco (frutas, morangos, franboesas, aromas e mirtilos). Deliciosos!!