Pular para o conteúdo principal

Copa Gastronômica Gols pela Vida com chefs Claude Toisgros e Alex Atala...

O requintado Castelo do Batel foi o local escolhido para um encontro de grandes chefs da gastronomia nacional em prol das crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe dentro do projeto "Gols pela Vida" e que tem como padrinho master o Rei Pelé. O jantar intitulado "Copa Gastronômica Gols pela Vida" reuniu 288 convidados unidos por uma só causa: a união e a solidariedade em prol da saúde infantil. O evento que começou por Curitiba, acontecerá também em São Paulo e Rio e irá mais longe, para Paris e New York. A idealizadora do "Calendário Solidário" é a chef Letícia Krause, que sabe unir a alegria, aos aromas e muitos sabores. O chef Claude Toigros é o padrinho do evento Copa Gastronômica, e escalou os melhores chefs do Brasil para preparar seus pratos ao vivo, sob o olhar curioso dos convidados. Pilotaram a cozinha da Formaplás, o chefíssimo Claude Toigros, Alex Atala, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma e Celso Freire. Fotos por Márcia Toccafondo.
Impossível não admirar o refinamento nos muitos detalhes... Da decoração ao capricho na elaboração dos pratos... Maravilhoso!!
A Nissan, sendo patrocinadora master do evento, trouxe o vice-presidente da empresa no Brasil, Tai Kawasaki e a esposa Denise, na foto ao lado de Aline Perussolo (dir.) da Construtora San Remo, também apoiadora.
A Diretora de Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe, Profª Dra. Mara Lucia Cordeiro, a primeira-dama do Castelo do Batel, Vera do Amaral Lupion e Lylian Vargas, presidente da BPW do Brasil, em Curitiba. A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, com o marido e o arquiteto Jayme Bernardo (à esq. na foto).
Ety Gonçalves Forte, presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, falou sobre a relevância do projeto e fez um agradecimento especial aos chefs. Taiane Belinatti, Karin Zanoni e Clemilda Paula. Dr. Nilson Santos, do Hospital Pequeno Príncipe, o arquiteto Luiz Forte Netto, Kielse Crisóstomo, o diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Dr. Donizetti Giamberardino, vereador Mário Celso Cunha e Ety Gonçalves Forte, presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. 288 pessoas participaram do jantar e fizeram toda a diferença para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe. Fernando Araújo e a esposa Gracieli com Lúcia Garcez.Para iniciar, o chef do Buffet Castelo do Batel, Hermes Custódio (dir.), na foto ao lado do chef Celso Freire, ofereceu o coquetel de boas vindas... tudo saboroso!
O diretor da Formaplas, Sicar Jorge, Ety Carneiro Forte e Belim Vicentim Filho, consultor comercial da Formaplas, que montaram duas belas cozinhas para o jantar dos chefs. O casal global, o comentarista Gil Rocha e a repórter Ana Zimmerman, prestigiou.





Para acompanhar o coquetel todo o aroma e sabor do Excellence par Chandon Cuvèe Prestige, nem precisa comentar não é? Saborosíssimo!


O chef Celso Freire abriu o cardápio de pratos quentes e preparou: Trouxinhas de folhas de brócolis com frutas secas, curry e castanha de caju. Delícia! O vinho para harmonização escolhido foi o Argentino Colomé Torrontes 2010/Branco.
A chef gaúcha Roberta Sudbrack mostrou como se faz um Lagostim de lâminas de chuchu e leite de amendoim...pura adição de sabor...Muito gostoso! E para fazer-lhe companhia o suculento Morellino Di Scansano 2008/Itália/Tinto.
O chefíssimo Alex Atala preparou um inusitado e delicioso Fettuccine de pupunha a carbonara ...de pedir bis de tão maravilhoso. O vinho para acompanhá-lo: De Martino Legado Chardonnay 2009/Chile/Branco.
O estrelado chef Claude Toisgros, padrinho do evento, deu a receita e preparou o Cãnon de Cordeiro em Crosta de Shitake e molho de açaí...o sabor do açaí deixou o prato encantador...consistente e gostoso.
O quinto e último prato foi a sobremesa preparada pela chef Flávia Quaresma: Roulade de chocolate com castanhas brasileiras, cupuaçu e cachaça. Um mix de sabores bem brasileiros e com combinações perfeitas...adorei! O vinho para a sobremesa foi o licoroso Porto Warr’es Warrior/Portugal.
Bela mesa, talheres muito bem posicionados, lindas taças, decoração com orquídeas brancas e folhages...lindo demais!!
O chef Alex Atala em momento de descontração com o sommelier Carlos Feliz, responsável pela harmonização vinho/prato. Adriana Winter, Ana Dayse Agulham, Patrícia Fortes e Dr. Oswaldo Tchaikovski Jr. Os talheres receberam lacinhos e foram personalizados por ordem da apresentação dos chefs..show!!O chef Claude Toisgros na cozinha Formaplas preparada com exclusividade para a Copa Gastronômica Gols pela Vida.