Pular para o conteúdo principal

Abertura da 39ª. Conferência Mundial Escoteira em Curitiba...


Curitiba é sede até o dia 14 de janeiro, da 39ª. Conferência Mundial Escoteira, que reúne representantes de 140 países, sendo 160 países participantes do movimento. Cerca de 1.300 pessoas participaram da abertura ontem, dia 10 de janeiro, no Estação Convention Center, com a presença de autoridades nacionais e internacionais. Entre eles, o Ministro da Juventude e Esporte do Líbano, o Governardor-Chefe de Estado da Malásia e o General da Arábia Saudita. O evento em Curitiba está sendo preparado há 7 anos por 430 voluntários no Estado que deram show de organização levando emoção a todos os presentes.  O evento visa a troca de idéias e experiências entre os países e é a primeira vez em mais de 100 anos que uma conferência dessa grandeza é realizado na América do Sul.  União dos Escoteiros possui hoje 30 milhões de jovens participantes mundo afora, 70 mil jovens no Brasil e 7 mil no Paraná. Fotos por Márcia Toccafondo.
Cerca de 1.300 pessoas participaram da abertura da 39ª. Conferência Mundial Escoteira, realizada em Curitiba.
160 bandeiras desfiladas representando os países que integram a União Escoteira.
Entre as autoridades presentes: Governador Beto Richa, um dos responsáveis pela concretização do evento em Curitiba, o presidente do Comitê Mundial dos Escoteiros, William Rick Cronk, o vice-governador Flávio Arns, o Prefeito de Curitiba Luciano Ducci,  o presidente da Itaipu Binacional Jorge Samek, o presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Rubem Tadeu Perlinge, o presidente do Comitê Organizador, Paulo Salamuni, o deputado federal Gustavo Fruet, a deputada federal Rose de Freitas, o deputado estadual Reinold Stefanes Júnior.

William Rick Cronk (esq.) e o  governador Beto Richa.
O governador Beto Richa salientou a agradeceu a presença dos escoteiros de várias partes do mundo e falou da honra que o Paraná tem de poder receber esta conferência que fortalece a ética, a disciplina e a cidadania entre os jovens que fazem do respeito, da honra e da ecologia seus principais valores.
O prefeito Luciano Ducci frisou a importância de se formar escoteiros com o objetivo de difundir o princípio de pessoas melhores, com espírito de cidadania.
O presidente do Comitê Mundial dos Escoteiros e mega-empresário americano, William Rick Cronk.
O presidente do Comitê Organizador, vereador Paulo Salamuni, fez um agradecimento especial ao Governador Beto Richa, que ainda como Prefeito de Curitiba, ajudou a viabilizar a conferência em Curitiba. "Beto Richa fez o convite e o mundo escoteiro ecoou e nos ajudou a redigir este capítulo tão importante".
O Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro.
Paulo Torres, diretor musical da Orquestra de Câmara da PUC, regeu a belíssima orquestra da PUC e levou o encantamento de Villa Lobos e de músicas brasileiras como Garota de Ipanema, Brasileirinho, Asa Branca, Mulher Rendeira, Caprichoso, entre outras. Aplaudidos em pé pelos presentes.
O diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu,  Jorge Samek, com  José Mario Moraes e Silva, Diretor de Operações da 39ª. Conferência Mundial Escoteira, em Curitiba.
Raimundo, chefe dos escoteiros de Paranaguá, Cintia Freitas, escoteiros de Guarapuava, Paulo Salamuni e Ivonete Santos, grupo escoteiros Rondon.
A escoteira Lizia Gomes Fernandes com representantes da Tunísia.
O Diretor de Operações da 39ª. Conferência Mundial Escoteira, em Curitiba, José Mario Moraes e Silva, com a esposa Sandra, e os filhos Alexandre e Miriam.
Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Balbir Singh Billing, da Suprema Corte da India e o amigo registraram o evento.
Escoteiros elegantes da Finlândia, com uniforme da designer Paola Suhonen, que ganhou o prêmio de designer do ano na Finlândia pelo belo uniforme.
Na ocasião foi lançado o selo comemorativo oficial da 39ª. Conferência Mundial Escoteira pelos Correios, com a presença de Ariovaldo Ribeiro, representanto o diretor regional dos Correios, Itamar Ribeiro.
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que foi reconduzido ao cargo nesta semana, falou em nome do governo brasileiro e fez os agradecimentos aos participantes.
Mestres de cerimônias da Conferência: Júlia Wuestefeld e Sandro Ronamelli.
Representantes da Malásia.
Representantes do Senegal.
No stand do Brasil não poderia faltar a saborosa e conhecida "Capirinha". Agradou geral!
Não importa a língua falada, o lema dos escoteiros mundialmente conhecido é "Sempre Alerta". Posted by Picasa