Pular para o conteúdo principal

ViniPortugal e os 50 vinhos Portugueses especiais para o Brasil 2010...

 A ViniPortugal promoveu em São Paulo, na terça-feira, 09 de novembro, uma degustação dos 50 melhores vinhos de Portugal para o Brasil 2010. O evento, foi no charmoso Iate Clube de São Paulo e contou com seletíssimos convidados ligados ao mundo vitivinícola, que puderam apreciar os aromas, sabores e conhecer os rótulos selecionados dos 50 vinhos portugueses escolhidos rigidamente, para agradar o paladar dos brasileiros. Dois dos principais jornalistas especializados em vinhos, proferiram palestras e conduziram as provas às cegas: o brasileiro Marcelo Copello e o inglês Charles Metcalfe, que percorreram diversas vinícolas portuguesas e degustaram mais de 3000 vinhos de castas variadas e de dez regiões, com o objetivo de eleger os 50 melhores vinhos de Portugal para o público brasileiro. Todos os vinhos do projeto da Vini Portugal estão no mercado brasileiro e terão um selo com a seguinte inscrição "50 melhores vinhos de Portugal para o Brasil 2010". Alguns rótulos degustados nas provas às cegas ainda não chegaram ao Brasil, mas agradaram os presentes. Os vinhos portugueses são conhecidos no mundo pela tradição, qualidade e pela diversidade de castas autóctones ou cepas nativas (cerca de 500), e não deixa nada a desejar a nenhum outro país produtor. Uma ótima dica para presentear os amigos em épocas festivas, já que preço e qualidade andam abraçadinhos. Fotos: Márcia Toccafondo.
 Os jornalistas convidados para palestrar e conduzir a prova às cegas, o inglês Charles Metcalfe (um dos críticos de vinhos mais célebres do Reino Unido) e o brasileiro Marcelo Copello (um dos mais respeitados profissionais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil), com o presidente da ViniPortugal,  associação sem fins lucrativos que promove os vinhos portugueses, Francisco Borba.
A  jovem, badalada e competente enóloga Filipa Pato, que teve o seu elegante 3B escolhido entre os 50, com o presidente da Importadora Porto a Porto, Pedro de Oliveira.
Sônia Fernandes, responsável pelos mercados do Brasil na ViniPortugal e Manuel Beleza Moreira Chicau, da Adega Alentejana, São Paulo.
 A sommelier da Vinícola Salton, Carina Cooper com Renata Santos, da Casa Flora.
Em volta dos vinhos: Gunther Grineberg, Fabricio Porti, Gerson Azevedo e Fábio Boucinhas.
A prova dos vinhos pra lá de especiais começou às 16h30 e seguiu até às 21h30.
 Escolhidos para prova às cegas 6 posudos tintos e um moscatel, seguidos dos brancos, Douro vs Alentejo e outras novidades da ViniPortugal.
Para a degustação às cegas, na qual participei, vinhos de altíssimo nível e de qualidade indiscutível. Foram eles: 1. Afros Vinhão 2009 - (Vinho Verde); 2. Senhor da Adraga 2007; 3. Tributo, 2008, Tejo; 4. Garrafeira 2005, Bairrada; 5. Quinta da Foz, 2007 ( o mais apreciado, inclusive por mim); 6. Referência, 2008, Quinta Nova; e o saboroso Moscatel Secret Spot.
Senhor D'Adraga, vinho jovem e elegante..novidade!
Moscatel Secret Spot...denso, saboroso e com uma belíssima garrafa e embalagem para presentear.
Para o evento foram apresentados para degustação vinhos de muitas das regiões de Portugal como: Alentejo, Bairrada, Douro, Dão, Tejo, Setúbal.
O coquetel muito gostoso foi assinado pelo Buffet Bela Sintra, que serviu entre tantas delícias, o Patê de Chouriço Português com Grissinis e Torradinhas, Trufa de Chèvre com Uva Verde e Pistaches, Canapés de Olivas Negras e Tomatinhos Cereja, Folhado de Bacalhau Espiritual, etc...Sevido também pães fresquinhos para ser saboreado com o azeite virgem extra Herdade do Esporão, do Alentejo.
Iate Clube de São Paulo.Posted by Picasa