Africanos na Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba..

A nossa Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba se reuniu para o encontro mensal dia 20 de julho, terça-feira, no Porcini Trattoria. O tema da noite foi os vinhos da África do Sul e a explanação foi feita pela confreira Maria do Carmo Bado, com bom gosto na escolha dos rótulos e caprichos na apresentação do material e na condução dos trabalhos. Degustamos dois Cabernet Sauvignon, dois Pinotage e dois Sauvignon Blanc, muito bem harmonizados com pratos deliciosos e feitos com temperos selecionadíssimos sul-africanos. A noite inspirou até mesmo poesia de Nelson Mandela declamada pela nossa enóloga e presidente da Confraria, Sandra Zottis. O fundo musical também foi africano. A confreira Sandra Lunedo ajudou citando exemplos práticos vivenciados por ela. O encontro foi extremamente agradável e produtivo. Vinhos com ótimo custo-benefício. Aprovadíssimos. Fotos: Márcia Toccafondo.
A confreira Maria do Carmos Bado, com o chef de cuisine do Porcini Trattoria, Gilberto"Giba"Prado. Parabéns aos dois! Eunice Rocha, um dos sócios-proprietários doPorcini Trattoria, Everton Antunes e a enóloga e presidente da Confraria, Sandra Zottis.
A Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba é formada por: Marlene Beck, Mônica Meira, Marian Guimarães, Sueli Rita Martinez, Sandra Lunedo, Eunice Rocha, Maria José Martins(Mazé), Analzira Carvalho Carneiro, a enóloga Sandra Zottis, Célia Gimenez Mitri, Sueli Floriani Martinez, Francisca dos Reis, Márcia Toccafondo, Ana Teresa Londres e Isabel Pudles.
Em volta dos vinhos a enóloga e presidente da Confraria, Sandra Zottis, Márcia Toccafondo e a vice-presidente da Confraria, Marian Guimarães.
Da esquerda para a direita: Mônica Meira, Analzira Carneiro, Francisca dos Reis, Ana Teresa Londres, Célia Gimenez Mitri e Maria do Carmo Bado.
O garçon serviu com categoria o vinho no decanter sob os olhares compenetrados de Francisca dos Reis e Ana Teresa Londres...
Sauvigon Blanc "Porcupine Ridge", 2008, teor alcóolico 12,5%. Com algumas exceções, a opinião geral sobre o vinho foi boa: saboroso, límpido, de ótimo aspecto, boa intensidade, boa acidez, suave, elegante, refrescante, toque vegetal, herbácio... e muitos outros predicados. Para harmonizar foi servido o creme de milho verde com mostarda fresca...maravilhoso!
Pinotage "Raka", 2008, 14,5% álcool. Produzido na região de Overburg. Aromático, agradável, persistente, sabor de cereja, de aspecto lindo e de reflexos violáceos. Harmonizou divinamente com a polenta com ragu de carne.
O renomado e classudo "Ernie Els" Cabernet Souvignon, 2004, 14,5% teor alcóolico. Região: Stellenbosch. É um Assemblage, com corte de 5 uvas: 61% Cabernet Sauvignon, 24% Merlot, 6% Petit Verdot , 4% de Cabernet Franc e 4% Malbec. Foi aprovadíssimo por Robert Parker que pontou 93, e por todas nós confreiras. Para degustá-los, o chef Giba se esmerou no preparo do filet mignon com molho curry, arroz com açafrão com passas e cuscuz com castanhas e pistaches. Não é preciso nem explicar o sabor, basta olhar a foto e ficar com água na boca.
A sobremesa não é africana, mas com chocolates e frutas vermelhas, que caiu muito bem, ainda depois do exagero gastronômico, com os vinhos. O bolo foi em comemoração as aniversariantes do mês. A bela torta leva a assinatura requintada da pâtissier Viviane Malucelli.
Posted by Picasa

Comentários