Pular para o conteúdo principal

Vinho Verde para a Confraria Feminina do Vinho de Curitiba...

"O vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos" (Carlos Arruda).
No encontro mensal da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, ontem, dia 16 de março, na Vino Batel, degustamos os Vinhos Verdes, conhecidos como vinhos brancos fáceis de beber. São leves, aromáticos, com muito frescor e baixo teor alcoólico. A Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) se estende por todo o noroeste de Portugal, são únicos no mundo, e constitui uma Denominação de Origem Controlada (DOC). Degustamos quatro rótulos: QG (Quinta de Gomariz) Loureiro, 2007, 11,5% álcool, Azul Portugal 2007 (Reserva), Loureiro, 12% álcool, Muros de Melgaço (Alvarinho), 2005, 13% álcool e o Palácio da Brejoeira (Alvarinho), 2006. Os vinhos agradaram algumas confreiras e desagradaram outras, como sempre acontece nas degustações democráticas, com vinhos idem. Fotos: Márcia Toccafondo.Nós confreiras degustamos os rótulos e opinamos quanto a análise visual (limpidez e aspecto); análise olfativa (intensidade e nitidez); análise gustativa (intensidade, nitidez, qualidade e persistência); a apreciação global e por último a nota data ao vinho em questão e parecer, para as confreiras que deram a menor e a maior nota. É sempre muito divertido e interessante a análise e palpite sobre os aromas e sabores dos vinhos degustados. A secretária da Confraria, Marlene Beck e a enóloga e presidente, Sandra Zottis, analisam os rótulos e fazem a ata da reunião.

Surpresa para as confreiras: a Padaria, Confeitaria e Empório Joaquim José, nos presenteou com uma belíssima e saborosa cesta para degustação dos vinhos. Todos deliciosos e corretos.

O Vinho Verde pode ser harmonizado com aperitivos, saladas, frutos do mar, aves e carnes. Com seu frescor agradável é um vinho que cai bem em regiões de clima quente. Degustamos com salada de salmão defumado com molho de mostarda, beringela e abobrinhas grelhadas...da Vino, maravilhosa!
A limpidez do Vinho Verde com a casta Alvarinho é notada e sentida imediatamente.Posted by Picasa