Pular para o conteúdo principal

Prova dos Grandes Porto Vintage 2007...

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IPVD) e o Solar do Vinho do Porto promoveram ontem, dia 7 de dezembro de 2009, a Prova dos Grandes Porto Vintage 2007, unindo várias importadoras. O evento foi direcionado para enólogos, sommeliers, proprietários de restaurantes e adegas e para alguns componentes da imprensa local: blogueiros, colunistas e jornalistas. O cenário escolhido foi o elegante espaço gourmet do Restaurante Terra Madre, que conta com uma adega requintada. Os maravilhosos Vinhos do Porto Vintage 2007, produzidos no vale do rio Douro são considerados os "Reis do Porto", pois além da qualidade e sabor indiscutíveis, o Vintage é o mais raro e precioso dos Vinhos do Porto. Os entendidos apostam que os de 2007 serão os melhores Vintages dos últimos cinquenta anos. Sorte nossa que tivemos o prazer e a oportunidade de saborear 27 rótulos dos elegantérrimos e superfemininos Vintage, todos de altíssima qualidade, sabores aromatizados e de muita longevidade. Se não for dirigir aprecie sem moderação! Fotos por Márcia Toccafondo.
A degustação dos 27 Porto Vintage 2007 foi às escuras. Apenas depois dos pareceres e notas dos jurados é que foram apresentados os rótulos. Os Vintage 2007 degustados foram: Ferreira, o Graham's, Quinta das Tecedeiras, Cockburn's, Quinta da Romaneira, Quinta do Portal, Duorum, Quina do Vesúvio, Vista Alegre, Warre's, Dow's, Poças, Quevedo, Niepoort, Companhia Velha, Messias, Burmester, Kopke, Fonseca, Quinta do Noval Sirval, Dalva, Taylor's, Quinta do Vale D. Maria, Rozés, Quinta do Crasto, Quinta Nossa Senhora do Carmo, Fonseca e Quinta do Noval.
Todos saborosíssimos..difícil escolher os melhores. Anotei alguns pareceres que adorei: excelentes frutas doces... com notas de amoras e cereja preta... cor purpúrea profunda... sofisticados...cheios de personalidade... elegantérrimos... superfemininos (adorei)... concentrados... vigorosos... musculosos (e estamos falando dos Vintage 2007 pessoal)... com taninos sedosos ou marcantes... com altas notas... maior ou menor complexibilidade... ótimos aromas frutais... vinhos firmes... carnudos... enfim de acabamento impecável. Precisa dizer mais? A sim, que os preços não são lá muito baratos, cerca de R$ 200,00, mas que, como tudo o que é muito bom e raro, custa um pouquinho mais, e sim, vale a pena degustar cada gota e pagar por elas.
O enófilo Raphael Zanette, dos restaurantes Terra Madre e Bistrô Vino, fez as apresentações os Vintage.
A mesa do espaço gourmet estava pra lá de organizada...
Os felizes convidados para a mesa de degustação puderam saborear os pratos servidos no Terra Madre. Onde tem bons vinhos, tem gente amiga e sorridente.
O restauranteur Chico Urban, leia-se Restaurante e Bar do Victor, Bistrô do Victor e Peixaria do Victor, com o restauranteur Andersen Prado, sócio-proprietário do Guega e também proprietário do Bar do Alemão com Raphael Zanette, sócio-proprietário da Vino.
No julgamento feminino dos classudos Porto Vintage 2007: a blogueira Jussara Voss, blogueira e colunista Márcia Toccafondo, a jornalista e colunista Katia Michele e a blogueira Ana Teresa Londres.
O consultor de vinhos Flávio Bin analisa os rótulos com a dupla do site QVinho, irmãos Jomar e Jackson Brustolin. O sommelier e proprietário do elegante Vin Bistrô, Ronaldo Bohnenstengel e o proprietário da Adega Boulevard de Curitiba, Carlos Feliz.
O professor e enólogo Alcioni Dümes, proprietário da Adega La Vinothèque, o sommelier Valdo Santos, da Queijos e Vinhos Delicatessen, e o jornalista da CBN Curitiba Eduardo Correa.
A sommelier Camila Podolak, da Porto a Porto, em clima de descontração depois dos 27 rótulos degustados, com a jornalista Thabata Martins, da Verbo Comunicação.
A blogueira Jussara Voss, o sommelier Valdo Santos, e o consultor Flávio Bin, da Importadora Porto a Porto, anotando tim-tim, por tim-tim...
Com o olfato, senhor das sensações, todos os diferentes aromas foram apurados...
A belíssima adega do Bistrô Vino conta com mais de 900 rótulos, os enomaníacos agradecem!
O chef Ivan Lopes , do Restaurante Terra Madre, foi o responsável por todos os aromas e sabores servidos e que vocês podem conferir logo abaixo. Um exagero de delícias...
A entrada: Ostras Frescas com Limão e Flor de Sal... para acompanhar foi servido o gostoso e elegante Espumante Cave Geisse Brut Nature.
Primeiro Prato: Raviole de Brie com Lichia. É de dar água na boca!!! Aproveitem que agora é época de deliciosa lichia. Para acompanhamento dos pratos o vinho Quinta do Crasto (Douro D.O.C. 2006), caiu muitíssimo bem.
Pangasius (peixe de origem tailandesa e que não possui escamas e sim couro), com Purê de Mandioquinha e Alho-Poró Crocante.
Paleta de Cordeiro com Cappeline na manteiga e sálvia.
Sobremesa: Freddo com Pralliné de Amêndoas...Gente o que foi o sabor disto...dos céus! Ficou ainda melhor degustada com o Duorum Porto Vintage 2007. Deliciosíssimo!!!
Posted by Picasa